Resenha: O Poder do Cérebro e da Mente | Conceição Trucom | Editora Cultrix


Olá!
A resenha de hoje é do livro O Poder do Cérebro e da Mente, escrito por Conceição Trucom, lançamento da Editora Cultrix, Grupo Editorial Pensamento.

Eu adoro estudar sobre o cérebro e sobre o impacto do seu funcionamento na minha vida. Desde a faculdade este tema me fascina e as aulas de neuroanatomia, embora difíceis e complexas, me encantavam, principalmente as aulas práticas, no laboratório de anatomia. Então quando soube deste lançamento da Cultrix, fiquei muito curiosa para ler.

Foi uma leitura fantástica! Li o livro devagar e com calma, fazendo os exercícios propostos pela autora. Minha sugestão é que você também os faça no decorrer da leitura. Fui grifando e no final meu livro estava todo colorido! O som de Enya e o aromatizador com óleo essencial de capim limão foram as minhas companhias durante a leitura.

Conceição escreveu um guia prático, utilizando uma linguagem clara e fluida, de fácil entendimento, que pode (e deve) ser aproveitada por todos os leitores e não apenas os da área psi.

Gosto da forma como ela faz o link da teoria com uma visão mais holística. Yoga, meditação e alimentação saudável são algumas das práticas que estão sempre na minha vida. Conceição demonstra o quanto elas são importantes neste seu guia. Por falar em meditação, aprendi neste livro uma técnica nova, que tem me ajudado muito, que é a meditação com mandalas e sugiro que você também leia esta parte com atenção.

A autora começa o livro explicando que se o que informa o corpo, o coração e a mente causa uma sensação integrada de superação, alegria e paz, é possível ficar bem e feliz. Para viver bem é preciso ter consciência corporal e estar verdadeiramente presente, percebendo o nosso organismo.
O livro é dividido em sete interessantes capítulos, mais introdução e anexos, composto de testes, matérias sobre o tema, reflexões e bibliografia. Um guia realmente prático e bem completo. Os temas abordam assuntos que interferem no funcionamento cerebral como o sono, pensamentos, sentimentos, alimentos, doenças degenerativas e os exercícios cerebrais. Tudo é muito interessante e aqui trago apenas algumas pinceladas, que me chamaram mais a atenção.

Vocês sabiam que nós temos um segundo cérebro no nosso organismo? Ele se localiza no nosso intestino, em uma espécie de forro, que fica nas mucosas que processam os alimentos, segundo a autora, é tão relevante e sofisticado que é chamado pelos cientistas de segundo cérebro ou Sistema Nervoso Entérico (SNE). E o mais incrível, é nele que se produz metade de toda a dopamina e 90% da serotonina, que são os neurotransmissores que regulam nosso humor, bem estar e outras funções do nosso comportamento. Como os intestinos têm a função de extrair energia dos alimentos, dá para imaginar porque cuidar da alimentação é tão importante, né? Aliás, Conceição reforça que uma alimentação saudável, faz com que o cérebro tenha seu funcionamento adequado e o quanto ela é essencial para a qualidade de vida.

O capítulo dos exercícios cerebrais é muito interessante. A autora sinaliza o que eu mais acredito e que me deixou muito feliz, segundo uma das mais recentes descobertas da neurociência, NENHUM exercício para o seu cérebro é tão bom quanto a LEITURA!! Práticos e de fácil execução

Cada um de nós temos os nossos cinco sentidos, ou canais sensoriais e eles têm áreas específicas no cérebro, onde são armazenadas as percepções e as memórias. Os cinco sentidos são os portais com os quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior. Eu achei isso bárbaro! Conceição explica que para este aprendizado e o registro de novos conhecimentos sejam rápidos e efetivos é importante saber qual é o seu canal de sensitivo predominante. Eu identifiquei facilmente o meu: "normalmente, quem é visual fala assim: Olha aqui, deixa eu te dizer uma coisa". A pessoa visual retém melhor o que vê (desenhos, gráficos) e o que lê. A ortografia normalmente não constitui problema para ela. Você quer descobrir o seu? Então te convido para ler o livro!

Eu achei a capa linda, gostei da combinação das cores e da ilustração. Edição caprichada da Cultrix. Ótima diagramação e revisão. Os desenhos ajudam a compreender os exercícios e auxiliam na sua prática.

Recomendo muito esta leitura inspiradora e deliciosa. Ficou curioso? Quer ler também? Me conta, vou adorar saber.

Sobre a autora
Desde criança, Conceição Trucom já sentia uma necessidade visceral de desvendar os mistérios da vida. E suas escolhas sempre foram feitas com o claro objetivo de descobrir, conhecer e compartilhar. Optou pela carreira científica e, em 1977, formou-se em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá encontrou ótimas oportunidades para decodificar a bioquímica e aprofundar seus estudos no campo da neurociência, cruzando-os sempre com os estudos de ciências mais "ocultas", como a metafísica, a física quântica, a meditação, o yoga, a alimentação vegetariana e as medicinas e terapias holísticas. O objetivo de Conceição é sempre integrar o técnico e o científico com o metafísico, a essência das medicinas antigas (xamânica, ayurvédica e tradicional chinesa) e de toda a visão oriental do ser. Seus vários livros, palestras, oficinas e cursos visam sempre o conhecimento do ser humano, que a seu ver é a base para uma evolução mais assertiva e vitoriosa. Em 2005, Conceição criou seu portal, um "livro vivo" sobre alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar.

Poder do Cérebro e da Mente
Autor: Conceição Trucom
Ano: 2020
Páginas: 240
Editora: Cultrix
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Cultrix | Amazon















Comentários

  1. Fiquei super curiosa sim por essa leitura! Indicação sua, ainda mais todo marcado assim por você! Muito legal essa questão do segundo cérebro! Sensacional a capa e amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas