Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Poder do Cérebro e da Mente | Conceição Trucom | Editora Cultrix


Olá!
A resenha de hoje é do livro O Poder do Cérebro e da Mente, escrito por Conceição Trucom, lançamento da Editora Cultrix, Grupo Editorial Pensamento.

Eu adoro estudar sobre o cérebro e sobre o impacto do seu funcionamento na minha vida. Desde a faculdade este tema me fascina e as aulas de neuroanatomia, embora difíceis e complexas, me encantavam, principalmente as aulas práticas, no laboratório de anatomia. Então quando soube deste lançamento da Cultrix, fiquei muito curiosa para ler.

Foi uma leitura fantástica! Li o livro devagar e com calma, fazendo os exercícios propostos pela autora. Minha sugestão é que você também os faça no decorrer da leitura. Fui grifando e no final meu livro estava todo colorido! O som de Enya e o aromatizador com óleo essencial de capim limão foram as minhas companhias durante a leitura.

Conceição escreveu um guia prático, utilizando uma linguagem clara e fluida, de fácil entendimento, que pode (e deve) ser aproveitada por todos os leitores e não apenas os da área psi.

Gosto da forma como ela faz o link da teoria com uma visão mais holística. Yoga, meditação e alimentação saudável são algumas das práticas que estão sempre na minha vida. Conceição demonstra o quanto elas são importantes neste seu guia. Por falar em meditação, aprendi neste livro uma técnica nova, que tem me ajudado muito, que é a meditação com mandalas e sugiro que você também leia esta parte com atenção.

A autora começa o livro explicando que se o que informa o corpo, o coração e a mente causa uma sensação integrada de superação, alegria e paz, é possível ficar bem e feliz. Para viver bem é preciso ter consciência corporal e estar verdadeiramente presente, percebendo o nosso organismo.
O livro é dividido em sete interessantes capítulos, mais introdução e anexos, composto de testes, matérias sobre o tema, reflexões e bibliografia. Um guia realmente prático e bem completo. Os temas abordam assuntos que interferem no funcionamento cerebral como o sono, pensamentos, sentimentos, alimentos, doenças degenerativas e os exercícios cerebrais. Tudo é muito interessante e aqui trago apenas algumas pinceladas, que me chamaram mais a atenção.

Vocês sabiam que nós temos um segundo cérebro no nosso organismo? Ele se localiza no nosso intestino, em uma espécie de forro, que fica nas mucosas que processam os alimentos, segundo a autora, é tão relevante e sofisticado que é chamado pelos cientistas de segundo cérebro ou Sistema Nervoso Entérico (SNE). E o mais incrível, é nele que se produz metade de toda a dopamina e 90% da serotonina, que são os neurotransmissores que regulam nosso humor, bem estar e outras funções do nosso comportamento. Como os intestinos têm a função de extrair energia dos alimentos, dá para imaginar porque cuidar da alimentação é tão importante, né? Aliás, Conceição reforça que uma alimentação saudável, faz com que o cérebro tenha seu funcionamento adequado e o quanto ela é essencial para a qualidade de vida.

O capítulo dos exercícios cerebrais é muito interessante. A autora sinaliza o que eu mais acredito e que me deixou muito feliz, segundo uma das mais recentes descobertas da neurociência, NENHUM exercício para o seu cérebro é tão bom quanto a LEITURA!! Práticos e de fácil execução

Cada um de nós temos os nossos cinco sentidos, ou canais sensoriais e eles têm áreas específicas no cérebro, onde são armazenadas as percepções e as memórias. Os cinco sentidos são os portais com os quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior. Eu achei isso bárbaro! Conceição explica que para este aprendizado e o registro de novos conhecimentos sejam rápidos e efetivos é importante saber qual é o seu canal de sensitivo predominante. Eu identifiquei facilmente o meu: "normalmente, quem é visual fala assim: Olha aqui, deixa eu te dizer uma coisa". A pessoa visual retém melhor o que vê (desenhos, gráficos) e o que lê. A ortografia normalmente não constitui problema para ela. Você quer descobrir o seu? Então te convido para ler o livro!

Eu achei a capa linda, gostei da combinação das cores e da ilustração. Edição caprichada da Cultrix. Ótima diagramação e revisão. Os desenhos ajudam a compreender os exercícios e auxiliam na sua prática.

Recomendo muito esta leitura inspiradora e deliciosa. Ficou curioso? Quer ler também? Me conta, vou adorar saber.

Sobre a autora
Desde criança, Conceição Trucom já sentia uma necessidade visceral de desvendar os mistérios da vida. E suas escolhas sempre foram feitas com o claro objetivo de descobrir, conhecer e compartilhar. Optou pela carreira científica e, em 1977, formou-se em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá encontrou ótimas oportunidades para decodificar a bioquímica e aprofundar seus estudos no campo da neurociência, cruzando-os sempre com os estudos de ciências mais "ocultas", como a metafísica, a física quântica, a meditação, o yoga, a alimentação vegetariana e as medicinas e terapias holísticas. O objetivo de Conceição é sempre integrar o técnico e o científico com o metafísico, a essência das medicinas antigas (xamânica, ayurvédica e tradicional chinesa) e de toda a visão oriental do ser. Seus vários livros, palestras, oficinas e cursos visam sempre o conhecimento do ser humano, que a seu ver é a base para uma evolução mais assertiva e vitoriosa. Em 2005, Conceição criou seu portal, um "livro vivo" sobre alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar.

Poder do Cérebro e da Mente
Autor: Conceição Trucom
Ano: 2020
Páginas: 240
Editora: Cultrix
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Cultrix | Amazon















Comentários

  1. Fiquei super curiosa sim por essa leitura! Indicação sua, ainda mais todo marcado assim por você! Muito legal essa questão do segundo cérebro! Sensacional a capa e amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç