Pular para o conteúdo principal

Resenha: Os Cabelos brancos de papai | Alexandre Parente | Editora Pé da Letra

 

Oi Pessoal!
Hoje eu trago para vocês um livro infanto-juvenil muito, muito bacana! Os Cabelos brancos de papai, escrito por Alexandre Parente, com ilustrações de André Cerino, da Editora Pé da Letra.

Este é o segundo livro do Alexandre que leio e resenho aqui, vocês podem conferir o primeiro aqui. A sua escrita me encanta e hoje ele é um dos meus autores infantojuvenis preferidos. Alexandre aborda questões sobre paternidade de forma sensível e apaixonante. Suas histórias têm afetividade, criatividade e humor. Além de muito talentoso, ele é sempre super atencioso e demonstra todo amor por este seu trabalho tão bonito.
Em Os Cabelos brancos do papai vamos conhecer Fernando e sua filha Marina. Fernando sempre a leva para escola, desde que ela estava na creche e a mãe a traz de volta para casa. Um dia Marina começa a inventar desculpas para não ser acompanhada por ele até a porta da sua sala. Fernando fica desconfiado e consegue descobrir que as outras crianças falam para ela que ele parece seu avô e não o seu pai, por causa da cor dos seus cabelos.

Surpreso, Fernando reflete sobre seus cabelos. Uns dizem ser genética, outros que são as preocupações que embranquecem os fios. Um tema muito interessante e atual. Vejo uma mudança neste tipo de aceitação, com as pessoas atualmente assumindo cada vez mais seus fios brancos, inclusive homens jovens como nosso personagem.
O autor faz um ótimo gancho para trabalharmos questões como respeito à individualidade e diferenças. Aos poucos consegue mostrar para a filha que cada pai tem as suas características próprias.

Achei esta reflexão muito interessante, além da questão do preconceito, temos a questão da aceitação e a forma como o autor trabalhou estes temas foi muito bonita e sensível.

Fernando mostra à Marina, que mais que características físicas, o que importa é o amor, o amor que este pai presente e querido sente pela sua filha. Um amor vibrante, pleno e forte.
E numa festa de comemoração do dia dos pais, na escola, Fernando é surpreendido com uma apresentação muito especial da filha, com direito a aceitação e identificação plena deste amor.

Adorei a capa e a edição caprichada da Pé da Letra. Adorei o seu formato: 26X20 e  a diagramação. 
As ilustrações do André Cerino são lindas e coloridas, combinaram com os personagens e complementaram perfeitamente a trama.

Novamente o autor traz uma pitada de surpresa dos anos 80, que transforma o sorriso do(a) pai/mãe leitor que acompanha a leitura, num grande ahhhhhh, num sorriso maior ainda, com uma dose de saudade. É uma ótima homenagem. Querem saber qual? Leiam e se deliciem também com Os Cabelos brancos de papai! Super recomendo esta leitura para leitores de todas as idades. Depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.
Os Cabelos brancos de papai
Autor: Alexandre Parente
Ilustrador: André Cerino Editora
Ano: 2019
Páginas: 12
Editora: Pé da Letra
Livro cedido pelo autor
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Pé da Letra

Participam também do BEDA: Lunna Obdulio | Chris | Drica | Neto | Darlene Carol | Ale










Comentários

  1. O livro é lindo a começar de seu desenho. Eu tive vontade de comprar agora! E que bom que veio nessa época de proximidade com o dia dos pais!
    Linda Postagem e fotos. Amei.
    Beijão,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Pelas fotos já fiquei curiosa para comprar, ler e depois deixar disponível para as crianças da escola que trabalho lerem no recreio (Quando a COVID for embora e a vida puder retornar ao normal). Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que tema interessante, até porque sempre há papais mais velhos, meu irmão por exemplo tem 61 e tem um garoto de 9 amos. Acho que ele leva de boa, meu irmão é praticamente careca rs
    Que lindinho a narração na apresentação do livro no vídeo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç