Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Cuidador de Pássaros - Matheus Rocha - Pela Janela de Casa - Planeta de Livros


O primeiro conto que eu li do Projeto Pela janela de casa , da Planeta de Livros, foi O Cuidador de pássaros, do Matheus Rocha
Todos os contos deste projeto tem o mesmo tema, o enfrentamento do período de isolamento social, por conta da pandemia. 

Comecei muito bem! Escolhi o conto do Matheus para ler primeiro, porque conheço sua escrita e adoro. Matheus tem uma forma de escrever que me encanta, escreve sem rodeios, se desnuda em sentimentos e mostra tanta sensibilidade e verdade que eu tenho vontade de abraçá-lo, sempre que leio seus textos, além de concordar com quase tudo que ele diz.

Para vocês terem uma idéia do tanto que gostei deste conto, fiz vinte e duas marcações em destaques, ou seja destaquei 
quase o conto todo!

Neste conto, nosso protagonista está sozinho em casa, em São Paulo. Veio para cá para estudar aqui e neste momento está sozinho, o amigo que divide a casa com ele, voltou para a casa da mãe. Ele achou melhor ficar, para não correr o risco de contaminar a família. Olhando pela janela como tanto gosta, tenta compreender o que este momento representa na sua vida.

Fala da falta de barulho e este fato foi o que mais me chocou neste isolamento que vivenciamos. Percebi também um silêncio perturbador, principalmente cedinho e a noite. 

Lembra com saudades da mãe e da avó, que moram na cidade que nasceu, das histórias que sua avó conta, de quando ela conheceu seu avô e como foi viver este amor que aconteceu de forma tão pura e bonita. Ele também quer viver um grande amor, apesar da sua timidez e da sua insegurança. 

À sós, passa a refletir nas suas escolhas, nos seus sonhos e expectativas, na sua busca pelo amor e finalmente na descoberta do amor próprio, que ele pode sim ser a sua melhor companhia.

"Barulhos no céu e alienígenas à parte, a verdade é que uma espécie de gripe de potencial assustador começou a se espalhar pelo mundo. Feito coisa que só acontece nos desenhos das Meninas Superpoderosas ou das Três Espiãs Demais."
 
"A gente passa a vida inteira buscando no outro o que irá nos completar. Aquilo que nos fará feliz. Eu sempre procurava o amor nas pessoas, de verdade ou imaginárias, até que elas deixaram de existir: já não havia ninguém por perto, ninguém passava pela minha janela, e a única pessoa que restou para que eu conhecesse – e me encantasse – fui eu mesmo."
Um conto bonito, um presente e um alento para este momento tão difícil que vivenciamos. Adorei e recomendo muito esta leitura inspiradora. 
Este conto está disponível apena no formato digital, na Amazonpor apenas R$9,90.






Comentários

  1. Oi Clauo! Certamente, o conto nos acerta em cheio falando do silêncio nesse momento tão difícil e estranho que estamos vivendo. Fiquei curiosa para ler, pois imagino que sozinho em casa fique tudo ainda mais completo e a solidão toma conta. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é