Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Promessa - Pnina Bat Zvi e Margie Wolfe - Callis Editora


Este lançamento da Callis Editora não pôde acontecer conforme o previsto, por conta da Pandemia de Covid-19. As autoras viriam ao Brasil participarem de uma série de visitas em escolas, para divulgação do livro, mas o lançamento teve que ser virtual. Ele foi lançado no dia 08 de maio, data que se comemora o Dia da Vitória. Eu fiquei muito curiosa para ler e achei a leitura emocionante. 

Livros sobre a segunda guerra mundial, estão entre os meus preferidos. Apesar do sofrimento e das histórias reais dramáticas, com tantas perdas irreparáveis, acho importante ler e aprender sobre esta fase lamentável da nossa história.

A promessa é uma história real de dor, sofrimento e superação. Apesar do tema pesado, a mensagem do livro é linda, de enfrentamento e de amor.

Toby e Rachel são duas irmãs que foram enviadas sozinhas para Auschwitz. Foram obrigadas a se despedirem dos pais e aquela noite foi a última que viram os pais. Fizeram a promessa de nunca mais se separarem, de lutarem para permanecerem juntas, enfrentando este momento terrível, desta família, que até então vivia em paz e feliz.

Além da promessa feita aos pais, as irmãs receberam três moedas de ouro escondidas numa lata de graxa de sapatos, que era o único bem material que poderiam levar com elas, junto com a instrução de utilizá-las numa emergência.

E assim as duas irmãs, unidas pela dor e pela necessidade de sobrevivência, enfrentaram os horrores de um campo de concentração. O livro mostra o tratamento desumano, o trabalho forçado, as refeições escassas, o frio que passaram, as dificuldades vivenciadas. Mostra também o cuidado e o carinho das irmãs e o contato com outras meninas, da mesma faixa etária delas.

Toby se mostrava mais corajosa e procurava cuidar e defender a irmã. Até que um dia, após dois anos no campo de concentração, Rachel fica doente e e levada para outro departamento, separada da irmã. Toby precisa ser esperta e ainda mais corajosa para tentar resgatar a irmã doente e Rachel precisa desesperadamente sarar logo, para ter chance de sair viva daquele inferno.

Fiquei muito impressionada com as ilustrações da Isabelle Cardinal, elas são fortes e muito vívidas. A ilustradora utiliza no seu trabalho técnica de colagem digital, usando na maior parte das vezes uma coleção de fotos da Era Vitoriana e suas próprias texturas, fotos e desenhos. O resultado é um trabalho único, diferente e misterioso, que combinou com a trama e a completou perfeitamente. 

A edição é muito bonita. Achei a capa forte e impactante, ótima edição da Callis Editora, caprichada diagramação, gostei do formato do livro, dos tons utilizados. 

Ler esta história foi um misto de sentimentos. Além de tristeza, senti a energia das meninas, suas lutas e tenacidades em sobreviverem. Torci, fiquei tensa e preocupada no decorrer da leitura. Acredito sim, que o amor fraternal pode salvar e esta história é prova disso. As autoras são primas e filhas das duas personagens, as protagonistas do livro. Uma história de amor, de enfrentamento das dificuldades e de superação. Recomendo muito esta leitura forte e muito especial, para leitores de todas as idades.

Ficha técnica
Título:A Promessa 
Autor: Pnina Bat Zvi e Margie Wolfe
Ilustrador: Isabelle Cardinal
Tradutor: Bárbara Menezes
Ano: 2020
Páginas: 36
Editora: Callis Editora
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Comentários

  1. Oi Clauo! Fiquei encantada com as ilustrações desse livro e, claro, com seus comentários sobre ele. Também amo histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial e fiquei curiosa para conhecer a história dessas duas personagens tão fortes! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é