Eu Li: Solidão Acompanhada

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Solidão Acompanhada, de Ana Beatriz Barbosa Silva e Lauren Palma, da editora Globo Livros.


Sinopse
Uma obra divertida sobre a loucura de ser uma mulher jovem nos dias de hoje. Solidão acompanhada marca mais uma incursão da consagrada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva na ficção, desta vez em parceria com a estreante Lauren Palma. Eleonora, a protagonista, está solteira, mora num quarto e sala bancado por seus pais e não tem muita ideia do que fazer com a tela em branco que parece ser sua vida. Seu mundo é extremamente conectado, embora ela tenha uma crescente noção de que cada pessoa é, mais do que nunca, uma ilha. Enquanto tenta arrumar um amor, uma vocação, um grupo de amigos, o sucesso nas redes sociais e algum sentido para sua existência, Eleonora diverte o leitor com as confusões do seu dia a dia e suas observações ácidas e sagazes sobre o mundo que a cerca. Impossível não se identificar.
Quando eu soube do lançamento deste livro, fiquei super curiosa para ler, pois adoro a escrita da Ana Beatriz e li quase todos os seus livros. O fato dele ter sido escrito em dupla com a Lauren Palma, também me chamou a atenção. Este é o primeiro livro que escolhi para a nossa Maratona Literária de Carnaval.
Eleonora é uma jovem que mora sozinha e narra suas confusões e expectativas. É fácil se identificar com as situações vivenciadas por nossa protagonista. Filha de mãe portuguesa e pai finlandês, é sustentada por eles e fantasia muitas situações amorosas e de amizades. Vive com seus bichinhos e está a procura de um namorado e de amigas. 

Escrito em primeira pessoa, Eleonora narra sua vida, com diálogos, pensamentos e trocadilhos, algo que ela adora e usa na trama toda. Detalhes hilários como os nomes que arruma para batizar os bichos que vai herdando dos vizinhos, trazem graça e leveza à trama. Morri de rir com suas conversas, no grupo da sua família, via whatsapp. As autoras utilizam recursos muito interessantes como iniciar o livro e finalizá-lo com a mesma cena, gostei muito!
Apesar do tom divertido, o leitor mais atento pode perceber as reflexões, críticas e observações (e principalmente a solidão) que uma psiquiatra (Ana Beatriz) e uma artista conectada (Lauren Palma) trazem à esta história tão bacana e interessante. Nos agradecimentos as autoras explicam que são amigas e acho que esta dupla funcionou muito bem. Elas tem uma química ótima e vou ficar na torcida por novos livros escritos.
Adorei a capa, ela reproduz vários elementos da trama. Edição caprichada da Globo livros, páginas amarelas, letras em tamanho confortável. Adorei a diagramação do livro.A leitura é fluida, o ritmo ágil e dinâmico. Que delícia de livro! Leve, divertido e muito bem escrito. Recomendo a leitura!


Solidão Acompanhada
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva e Lauren Palma
Ano: 2019
Páginas: 149
Editora: Globo livros
Adicione no Skoob
Para comprar: Globo livros
Minha avaliação: 4,5/5

Comentários

  1. Oi Clauo! Adoro esse estilo de livro, acredito que seja como o "Que ninguém nos ouça", conversas entre duas autoras que amo. Também já li alguns nesse estilo que o Cortella escreveu com outros filósofos e pensadores. Em fim, é interessante observar as reflexões que as pessoas trazem nessas histórias e, com um toque de humor, a leitura fica ainda mais gostosa! Adorei a indicação! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas