O Amor das Sombras #12livrospara2019 - Agosto

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro O Amor das Sombras, escrito pelo Ronaldo Correia de Brito, Editora Alfaguara.


Escolhi este livro para ser o livro de agosto da nossa TAG #12livrospara2019. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens!
Todo dia 12 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler preferencialmente livros que são meus e esperam na fila de leitura. 


Sinopse
A cada livro, Ronaldo Correia de Brito expande os limites de sua ficção, e da própria literatura brasileira. Já no primeiro conto, duas irmãs velhas estão presas a uma casa antiga e se recordam de tragédias passadas enquanto, do lado de fora, caminhões e escavadeiras varam a noite à procura de um casal de namorados que se jogou numa represa. O sertão, aqui, é outro. Violento, urbanizado pela metade, que se conecta de forma precária ao mundo de consumo e às ambições das grandes cidades. O autor volta aos temas explorados em seus outros livros, ao falar de traição, repressão, segredos e linhagens assombradas por uma herança de violência. Porém, a cada conto, a cada personagem, ele revela algo novo, sempre buscando um caminho distinto.
Eu gosto muito da escrita do Ronaldo e conheci seu trabalho lendo Galiléia, seu romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2008. Ronaldo escreve sobre o sertão, sobre relacionamentos e é dono de uma escrita exuberante e vigorosa. 

O livro é composto de 12 contos, todos eles com título únicos: noite, bilhar, força, magarefe, mellah, atlântico, helicópteros, perfeição, sombras, véu, amor e lua.

Não espere histórias com finais felizes e alegres, Ronaldo escreve sobre dor, expectativas frustradas, sentimentos calados, sobre sombras. Não é um livro alto astral, mas a tristeza pode ser bonita...e a boa escrita aparece em sua plenitude nas suas tramas. Os contos falam sobre relacionamentos, sobre o que poderia ter sido e não foi. Véu e amor foram os meus contos preferidos, neles temáticas diferentes e os mesmos sentimentos, infelicidade, frustração, sonhos e amores perdidos.  

Foi uma leitura diferente, intensa e por vezes difícil. A escrita do Ronaldo e ótima e fiquei ainda mais fã dele, mas este não é um livro fácil, não é uma leitura fluida, nem rápida. É preciso sentir e internalizar cada conto.

Acredito muito que cada livro tem seu momento de leitura e este foi o meu. Talvez se tivesse lido em outro tempo, quando não estava muito animada, esta leitura não teria acontecido. Gostei desta leitura e recomendo, mas sugiro que leia levando em conta a densidade dos contos e os sentimentos que possa despertar.

Adorei a capa e o jogo de cores. Diagramação boa da Alfaguara, com bom espaçamento, letras em tamanho confortável. Tenho outro livro dele Dora sem véu) aqui na fila e pretendo ler ainda este ano, vamos ver.


Sobre o autor
Nasceu no Ceará, em 1951. É médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi escritor residente da Universidade da Califórnia em 2007. É autor dos livros de contos Faca e Livro dos homens, Retratos imorais e O amor das sombras. Escreveu também os romances Estive lá fora e Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.


O Amor das Sombras
Autor: Ronaldo Correia de Brito
Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Alfaguara
Adicione no Skoob
Para comprar: Alfaguara
Minha avaliação: 4,5/5


Comentários

Postagens mais visitadas