Oficina de Biblioterapia


Sábado foi uma dia muito especial. Aconteceu aqui em São Paulo, a Oficina de Biblioterapia, ministrada pela querida Carla Sousa, consultora de Biblioterapia com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina e idealizadora do Doses de Biblioterapia. Foi uma experiência sensacional e muito produtiva!
Eu estava na maior expectativa e ansiedade para participar desta oficina, pois venho estudando este tema, que me interessa muito e você vai ler cada vez mais sobre ele aqui também. Conheci a Carla, pelas redes sociais ano passado e desde então acompanho seu trabalho com muita atenção. Se ela não tivesse vindo a São Paulo para ministrar esta oficina, eu teria ido à Florianópolis, para fazer o curso com ela lá.
Foi uma oportunidade única que tivemos para vivenciar o poder terapêutico da literatura e conhecer na prática a Biblioterapia.  A oficina foi vivencial e as participantes puderam sentir o poder terapêutico da literatura a partir de contos, poesias, crônicas e trechos de romances, e assim compreendemos na prática o que é a Biblioterapia. A oficina é voltada para os amantes da leitura e da literatura em geral e para aqueles que querem desvendar a face terapêutica da literatura e incorporá-la aos seus contextos de vida e profissional.
O conteúdo da oficina englobou alguns temas como os ‘Fundamentos da Biblioterapia: conceito e histórico’, ‘Biblioterapia em diferentes contextos’, relação da Literatura e Saúde e práticas de Biblioterapia para o bem-estar. 
Foi um dia incrível e formamos um grupo muito interessante (e muito querido), que eu espero que siga fortalecido para trabalharmos a biblioterapia cada vez mais. 

Sobre a facilitadora
Carla Sousa é Consultora de Biblioterapia com Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É uma estudiosa apaixonada pela
temática. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre a Biblioterapia e atua ministrando oficinas, palestras e mediando encontros e vivências
biblioterapêuticas em todo o Brasil. Idealizadora do curso online ‘Desvendando a Biblioterapia’ e do ebook ‘Biblioterapia: breve manual de autoaplicação’.

Comentários

  1. Oi Clauo! Ainda não tinha ouvido falar sobre esse tema e achei bem interessante! Na verdade, fiquei MEGA curiosa e com vontade de participar dessa oficina! Sempre procuro por leitores (as) em torno de mim (no meu ciclo de convivência) mas acho poucos... Boa sorte na continuidade do grupo, vou adorar ver novos encontros de vocês. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas