Clube da Leitura de Dezembro - Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão

Olá queridos leitores!
Sábado foi dia do nosso Clube da Leitura Companhia das Letras. Aqui eu contei um pouco mais sobre a nossa história

Lemos e discutimos o livro Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, da Hilda Hilst. Foi uma experiência muito interessante e diferente. Este foi o último clube deste ano e para encerrar com chave de ouro, depois da nossa discussão, tivemos nosso amigo secreto literário e uma gostosa confraternização. Foi uma delícia!
Sinopse
Lançado pela primeira vez em 1974, este livro introduz uma nova fase da escritora: é o primeiro volume de poesia depois de sua estreia na ficção. Autora de uma extensa produção de poesia, que teve início com Presságio, em 1950, Hilda na década seguinte passou a se dedicar a outros gêneros literários. No fim dos anos 1960, em apenas três anos ela produziu oito peças de teatro. Logo na sequência, viriam dois livros de ficção: Fluxofloema, de 1970, e Qadós, de 1973. Júbilo, memória, noviciado da paixão se tornou uma das obras mais lidas, festejadas e estudadas de Hilda Hilst, autora homenageada na Flip 2018. Com a forte marca da prosa, este volume de poemas apresenta os temas que consagraram a poeta: a entrega amorosa, a devoção mística, o anseio pelo encontro, o temor da morte. “Se te pareço noturna e imperfeita”, ela escreve, “Olhame de novo.”
Minhas impressões
Uma da propostas do nosso clube da leitura é ler gêneros literários diferentes e neste mês foi a vez da poesia. Confesso que estava curiosa sobre esta discussão. Ao ler o livro, senti dificuldade em me envolver e em sentir as poesias da Hilda. Confesso que na minha leitura, não gostei muito do livro.

Na discussão, minha impressão mudou totalmente e esta é uma das maravilhas do clube da leitura. Ele pode te trazer um outro olhar sobre o livro discutido. Cada leitor escolheu pelo menos uma poesia e a declamou. Ao conversarmos sobre nossas impressões, eu consegui perceber e sentir a força da poesia da Hilda. 

Hilda foi uma mulher a frente do seu tempo. Forte, curiosa, desafiadora e incompreendida. Depois da produção das suas poesias, inconformada por não ter sua escrita reconhecida, passa a escrever pornografia. E é desta fase que eu lembro do seu trabalho. Este é o primeiro livro que li desta poetisa, mas pretendo ler outros em breve.

Sobre o Livro
Adorei esta capa . A diagramação é bonita , páginas amarelas, letras em tamanho confortável, revisão impecável. Gostei do formato do livro. Companhia das Letras arrasou nesta bonita edição. 

Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão
Autor: Hilda Hilst
Ano: 2018
Páginas: 136
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Em 2019 teremos ótimas leituras! Em janeiro vamos ler o livro Clube dos jardineiros de fumaça, da Carol Bensimon e em seguida mostrarei aqui para vocês como foi nosso clube da leitura. Até o ano/mês que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas