Pular para o conteúdo principal

Palestra Trabalho e Gravidez

Ontem, convidada pela  PWN São Paulo (Professional Women’s Network), movimento global que trabalha para equilibrar a presença de homens e mulheres em posição de liderança, assisti a palestra sobre trabalho e gravidez com Chantal Maguin, gerente de produtos da Leroy Merlin.

Chantal é francesa, casada (seu marido estava na palestra),mãe de duas meninas, Inés de 2 anos e Bruna de 5 meses, mora e trabalha no Brasil há quatro anos. 
No evento da PWN, ela contou sobre seu livro "Les Dessous de la grossesse - Vous auriez pu me le dire" (algo como " Os bastidores da gravidez - Você poderia ter me falado!"), lançado na França. O evento aconteceu no Instituto Via de Acesso, foi aberto ao público e gratuito. 
A palestra foi uma experiência muito interessante. Gostei muito da desenvoltura e da simpatia da Chantal.  Nascida no Líbano, morou por muitos anos na França e escolheu o Brasil para morar atualmente. 

Chantal conta que resolveu escrever o livro porque não encontrou na literatura disponível nada parecido com o que gostaria de ler durante a gestação. Coisas que uma amiga lhe diria, situações que enfrentaria. Como conciliar a carreira de executiva com a maternidade? O que abrir mão? Dá para ser mãe e profissional bem sucedida? Como fica sua identidade profissional? Estes são alguns questionamentos que Chantal se faz e faz à sua platéia. 
Lidar com a culpa, tendência a ser uma super heroína, a carga mental e crescimento profissional foram os temas da palestra. Temas estes que trouxeram ótimas reflexões, que fizeram pensar, ou no meu caso, relembrar. Interessante notar que apesar das diferenças culturais, Chantal e eu passamos pelas mesmas dúvidas e sentimentos contraditórios. 

Gostei muito da colocação dela  quanto a possibilidade do trabalho te trazer de volta a identidade profissional, as interações sociais, uma vida mais completa. É possível sim, com o trabalho voltar a ter uma vida ainda mais completa e com mais oxigênio. Mostra ainda a importância de pedir e contar com ajuda e adaptação para esta nova etapa.

Infelizmente seu livro não está disponível ainda em português, apena em francês, à venda na Amazon. Estou na torcida para que em breve seja publicado por aqui também, pois o tema é ótimo e a abordagem da Chantal, muito interessante. Destaque para a capa linda, da artista brasileira Elen Peres, que encantou a todos na palestra com marcadores e cartões mimosos e fofos.




Comentários

  1. Que palestra interessante, acredito que tenha sido mesmo uma experiência maravilhosa.
    Pena que ainda não tenha o livro em português e que em breve saia para que mais pessoas possam ler.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que interessante isso, aliás, abordei esse tema aqui em vosso blogue em outro post, antigo. Acho que foi seu primeiro post.
    Acho engraçado que recentemente tenho ouvido muitas críticas quando mulheres reclamam da gravidez, das dores e outras coisas relacionadas a gravidez. Em pleno século XXI e ainda é preciso dizer que é a melhor coisa do mundo, a coisa mais linda... sempre achei insano todas as mutações do corpo e quando é o primeiro filho, todas as dificuldades porque não existe manual. É um ser humano que chora e sente fome. Enfim, não deve ser nada fácil, agradável, mas não se pode reclamar. aff

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç