Eu Li: Sol e Sonhos Em Copacabana - Aliel Paione
Olá queridos!
Hoje trago para vocês um livro nacional que me surpreendeu muito positivamente.
Fiquei surpresa com a escrita de Aliel, muito boa! Ele constrói um belo romance, ambientado no Rio de Janeiro em 1900. Jean-Jaques é um francês que trabalha na Embaixada da França no Rio e é apaixonado pelo Brasil e por pinturas. Ao conhecer Verônica, no cabaret Mère Louise fica completamente apaixonado. Jean-Jaques é um personagem cativante. Cria empatia nos leitores que torcem pela sua felicidade. Não demonstra ser uma pessoa preconceitousa e constroi uma bonita amizade com Euzébio, um chofer que passa a conduzi-lo pela cidade maravilhosa.
Eu fiquei com muita raiva do triângulo que se forma na trama. Mendonça é um ser desprezível. Com o desenrolar da história vamos conhecendo melhor cada personagem e aquele que é bem ruim, mostra por vezes um lado mais humano.
Aliel trabalha as características de personalidade dos personagens de forma hábil e criativa. Destaque também para os personagens secundários, bem construídos e interessantes. Achei muito bacana o pano de fundo da trama, com várias referências sobre a política brasileira do começo do século. Aliel mostra que naquela época os conchavos de nossos políticos já aconteciam e deixavam nosso protagonista francês chocado. Prendeu minha atenção. Gostei muito!
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto):
Sobre o autor: Aliel Paione nasceu em Varginha, Minas Gerais. É engenheiro, Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG, onde trabalhou no departamento. Atualmente é professor de Física na PUC. Porém, são atividades secundárias perante o seu amor e vocação literários.
Recomendo este livro para os leitores que gostam de um bom romance, baseado em fatos reais e histórico. Leiam e depois me contem o que acharam.
Hoje trago para vocês um livro nacional que me surpreendeu muito positivamente.
Quando soube do lançamento de Sol e sonhos em Copacabana, de Aliel Paione, da Editora Pandorga, fiquei curiosa para ler. Por vários motivos estava ansiosa para esta leitura. Adoro literatura nacional, era uma oportunidade de conhecer novo autor e por que gosto muito de romances de época. Tudo isso se enquadrou neste livro.
Sinopse: Jean-Jacques Chermont Vernier, jovem diplomata francês, chega ao Rio de Janeiro durante o governo Campos Sales, em 1900. Vem ao Brasil para trabalhar na embaixada da França como consultor econômico. Descendente de tradicional família de diplomatas, pertencentes à nobreza francesa, Jean-Jacques é induzido à carreira diplomática pela insistência de sua mãe, a condessa De Chermont. Jovem, idealista e romântico, Jean-Jacques sente-se decepcionado ao deparar-se com a aridez de seu trabalho, que confronta sua personalidade sensível e boêmia, ou sua maneira de encarar a vida. Jean-Jacques conhece, no cabaré Mère Louise, em Copacabana, uma mulher lindíssima, Verônica, e é dominado por uma paixão avassaladora. Verônica é uma tirana de corações, capaz de levar um homem do céu ao inferno com a mesma facilidade com que as folhas secas são sopradas pelo vento. Ele é correspondido, então iniciam um romance que, para Jean-Jacques, significa a plenitude de sua sensibilidade amorosa e estética. Porém, ela é amante de um respeitável senador da república, o senador José Fernandes Alves de Mendonça, que trabalha com o ministro da fazenda de Campos Sales, Joaquim Murtinho, nas negociações do Funding Loan. Tem-se, então, um triângulo amoroso de consequências e desdobramentos surpreendentes. Durante a narrativa, são efetuadas análises críticas históricas sobre a vida política e econômica do Brasil pertinentes à república velha, conexões que se estendem à época contemporânea. O cabaré Mère Louise realmente existiu na época e local descrito.Fiquei surpresa com a escrita de Aliel, muito boa! Ele constrói um belo romance, ambientado no Rio de Janeiro em 1900. Jean-Jaques é um francês que trabalha na Embaixada da França no Rio e é apaixonado pelo Brasil e por pinturas. Ao conhecer Verônica, no cabaret Mère Louise fica completamente apaixonado. Jean-Jaques é um personagem cativante. Cria empatia nos leitores que torcem pela sua felicidade. Não demonstra ser uma pessoa preconceitousa e constroi uma bonita amizade com Euzébio, um chofer que passa a conduzi-lo pela cidade maravilhosa.
Eu fiquei com muita raiva do triângulo que se forma na trama. Mendonça é um ser desprezível. Com o desenrolar da história vamos conhecendo melhor cada personagem e aquele que é bem ruim, mostra por vezes um lado mais humano.
Aliel trabalha as características de personalidade dos personagens de forma hábil e criativa. Destaque também para os personagens secundários, bem construídos e interessantes. Achei muito bacana o pano de fundo da trama, com várias referências sobre a política brasileira do começo do século. Aliel mostra que naquela época os conchavos de nossos políticos já aconteciam e deixavam nosso protagonista francês chocado. Prendeu minha atenção. Gostei muito!
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto):
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - Excelente
Livro cedido como cortesia pela editora
Adicione o livro no SKOOB
Para comprar: Editora Pandorga | Amazon
A capa do livro é linda e representa muito bem o contexto da história. Eu gostei muito da diagramação, letras em tamanho confortável, bom espaçamento. Páginas amareladas. O livro é narrado em terceira pessoa. A escrita do autor é elegante, combinando com o cenário construído por ele. O contexto histórico deixa o livro ainda mais interessante e não enfadonho. A leitura foi fluida e prendeu minha atenção do início ao fim.
Ficha técnica
Título: Sol e Sonhos Em Copacabana
Autor: Aliel Paione
Ano: 2017
Páginas: 384
Editora: PandorgaSobre o autor: Aliel Paione nasceu em Varginha, Minas Gerais. É engenheiro, Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG, onde trabalhou no departamento. Atualmente é professor de Física na PUC. Porém, são atividades secundárias perante o seu amor e vocação literários.
Recomendo este livro para os leitores que gostam de um bom romance, baseado em fatos reais e histórico. Leiam e depois me contem o que acharam.
Oi, Claudia!
ResponderExcluirTambém fiquei bastante curiosa em conhecer esse romance, depois de sua maravilhosa resenha! Obrigada por compartilhar!
Abraços,
Drica.
Obrigada querida!!
ExcluirLeia, vale a pena. Depois em conta!
Bjs
Clau eu gosto quando a trama vai me deixando com raiva, aí engato na leitura para ver a resolução! rs. Boa amiga, seu texto ficou muito atraente e convidando para a leitura. Bjs Andrea @coisasdalara
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue legal! Um livro de época e nacional! Adorei saber dessa obra e do que se trata. Apesar do triangulo amoroso, acho que eu iria gostar de ler. Estou anotando a dica!
Abraços
Oi, tudo bem? Não conheço o livro e faz muito tempo que li algo dessa editora, pessoalmente não sou muito fã dela. A história não me cativou muito, apesar de parecer meio pacata - algo que gosto. Não tô muito no clima de triângulos amorosos, acho que é isso. Gostei do fato de a narrativa ser ambientada no início do século passado.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Menina, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já adorei a história dele!! Gosto muito de histórias que se passam no final do século XIX ou começo do século XX, como é o caso dessa, acho tudo muito interessante e pelo que pude perceber, o modo como o autor conduz a história é bem plausível.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Saudades do romance. Eu não conhecia a obra e fiquei com vontade de ler, ainda mais no período em que a história se passa.
ResponderExcluirBeijos
Sai da Minha Lente
Realmente essa capa é linda! Eu ficaria curiosa para lê-lo apenas em ver a capa.
ResponderExcluirEstou tentando ler mais livros nacionais esse ano, então essa resenha me caiu como uma luva. A história parece ser envolvente e belíssima. Gosto de personagens bem construídos e cativantes, então acho que também por causa disso a leitura seria bastante agradável para mim. Deixarei na lista para em breve tentar adquiri-lo.
www.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Confesso que li apenas um romance de época ambientado no Brasil e gostei muito, foi uma grata surpresa. Este em particular é novidade para mim, mas fiquei bem curiosa para conhecer mais destes personagens e do triângulo amoroso que se desenrola no livro. Dica anotada.
ResponderExcluirAbraços
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEstou curiosa para ler esse livro, tem uma capa linda e a sua resenha ficou muito interessante!
Gosto de histórias que falem sobre o nosso país, são poucos livros que contam histórias interessante e bem desenvolvidas sobre ele.
Beijos e Abraços VIVI
http://vickyalmeida.blogspot.com
Olá, eu ainda não conhecia esse livro e pela sua resenha eu até fiquei interessada. Não tenho tido boas experiências com os livros da editora e essa é uma boa dica para mudar a minha onda de azar com leituras deles.
ResponderExcluirNão conheci o livro e os mesmos motivos que levou você a ler: ser Nacional, ser romance de época e poder conhecer um novo autor, também me despertar o interesse. Dica mais do que anotada.
ResponderExcluirBjs Rose
Olá!
ResponderExcluirQue bacana essa dica de leitura. Só de se passar nk século passado ja me deixa com vontade de conhecer e essa capa linda do RJ está muito convidativa.
Beijos!
Camila de Moraes
Essa obra eu não conhecia, mas gostei da história e adorei essa capa *o* confesso que teria ele só pela capa sem problemas nenhum kkk.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão estava sabendo sobre esse lançamento um romance de época nacional nunca li, e saber que elemtos da história realmente existiram na época deixa tudo mais maravilhoso de se imaginar né? Que bom que a leitura foi boa, adorei a dica! beijos.
Oi Claudia. Achei linda a capa, não curti o título, porém achei que nada disso combinou com o enredo em si. Apesar de a história chamar atenção pelo período histórico em que se desenrola, não gostei da trama, não despertou meu interesse. Mas é sempre bom conhecer o que anda sendo lançado no mercado editorial. Beijos
ResponderExcluirNara Dias
www.viagensdepapel.com
Olá, gostei muito de conhecer o livro pela sua resenha. Acho a capa dessa obra super bonitinha. Interessante esse se passar no Brasil de tempos atrás.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirSempre bom encontrar boas obras nacionais, né? Amei o fato de ser um romance de época. Sua resenha ficou ótima!
Beijos!
BLOG DIVERSAMENTE♥️
Parece uma história ótima, também costumo detestar os triângulos amorosos que os autores inventam. Pra que né? Hahaha
ResponderExcluirQue livro interessante! Eu já tinha visto essa capa, mas não conhecia a história. Amei a sua resenha e apesar de não gostar muito de triângulos amorosos, fiquei curiosa para conhecer o Jean <3. Dica anotada, bjss!
ResponderExcluir