Eu Li: Trinta e Poucos, Antonio Prata - Companhia das Letras

Olá!
Hoje trago para vocês o livro Trinta e Poucos, escrito por Antonio Prata, da Editora Companhia das Letras.
Esta foi uma leitura simplesmente DELICIOSA!! É o terceiro livro que eu leio do Antonio Prata. Elegi Nú, de Botas como o melhor livro que li em 2016. Discutimos o livro num dos nossos Clubes de Leitura da Companhia das Letras e a discussão foi maravilhosa! Li também As pernas da tia Corália e adorei. Antônio Prata escreve crônicas que me encantam. 
Eu adoro livros de crônicas. Algumas pessoas alegam que não gostam de ler crônicas e que muitas vezes não tem paciência. Eu, ao contrário, amo! Uma dica que eu dou é ler este tipo de livro alternando com outros gêneros literários. 
Me perguntei porque estava demorando tanto para terminar este livro e sabe o que eu descobri?! Que li devagar porque não queria terminar esta leitura. 
Dono de uma escrita deliciosa e muito bem estruturada, Antonio Prata se supera a cada livro que leio. Neste, as crônicas foram selecionadas pelo autor, entre os melhores textos que escreveu para sua coluna no jornal Folha de São Paulo. 
Sinopse: Mais que qualquer escritor em atividade, Antonio Prata é cultor do gênero - consagrado por gigantes do porte de Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Nelson Rodrigues - que fincou raízes por aqui- a crônica. Pode ser um par de meias, uma semente de mexerica, uma noite maldormida, a compra de um par de óculos, a tentativa de fazer exercícios abdominais. Quanto mais trivial o ponto de partida, mais cheio de sabor é o texto, mais surpreendente é a capacidade de extrair sentido e lirismo da aparente banalidade. Trinta e poucos traz crônicas selecionadas pelo próprio autor a partir de sua coluna na Folha de S.Paulo. Um mosaico com os melhores textos do principal cronista do Brasil.

Ficha técnica
Título:  Trinta e Poucos 
Autor: 
Antonio Prata
Ano: 2016 
Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Composição da minha avaliação:(cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - Excelente - FAVORITADO
Adicione o livro no Skoob
Achei a capa muito bacana e só agora reparei no jornal embrulhando o peixe! A diagramação da Companhia das Letras está impecável. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, ótimo espaçamento. As crônicas despertaram ternura, emoção e muitas risadas por aqui. Em algumas, como em Forrando a própria cova, eu ri tanto que meu marido veio ver o que eu estava achando tão engraçado. Isso gerou um fato inédito por aqui, li várias crônicas para ele durante minha leitura e este compartilhar foi muito especial. Algumas me emocionaram muito, principalmente as dedicadas aos dois filhos de Antonio,  Olívia e  Daniel, do seu casamento com a Julia. Futebol, uma meia esquecida num hotel, noites insones e outros aspectos do cotidiano, temas extremamente corriqueiros, viram ótimos textos para este fantástico autor. Trinta e quantos? Traduz minha confusão com a idade de tal forma, que poderia ter sido escrita por mim...claro que com muito menos talento.
Sobre o autor: Antonio Prata nasceu em São Paulo, em 1977.  Tem dez livros publicados, entre eles Meio intelectual, meio de esquerda (crônicas) e Felizes quase sempre (infantil, ilustrado por Laerte), ambos pela Editora 34. Escreve roteiros para televisão e cinema e mantém uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, aos domingos.

Em dezembro de 2016 tive o prazer de conhecer Antonio Prata pessoalmente. Ele participou de um dos Segundas Intenções, da Biblioteca de São Paulo, que a cada mês traz um autor para um bate papo com os leitores. Eu adorei! Antonio foi super simpático. Tirou foto comigo e autografou o livro que levei. Contei sobre nosso clube da leitura e ele achou muito bacana.

Recomendo muito este e todos os livros do Antonio Prata. Você conhece ? Já leu algum deles? Me conta.



Comentários

  1. Nunca li nada dele. Tenho muita vontade. Só ouço maravilhas sobre esse livro e outros dele. Agora tem um porém, sou como você descreve no post, não gosto muito de crônicas. Aliás, nem muito de contos, que aprendi a gostar de tanto ler. Vou dar uma chance a crônicas, vai que me animo e vou gostar!
    Boa dica começar por esse!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!
      Ah, então experimenta! Leia as crônicas alternando com outras leituras. Tenho certeza que você pode se surpreender.
      Eu adoro a escrita dele e acho que você vai curtir também!
      Bjs, querida

      Excluir
  2. Oi, Clauo!!

    Eu li Nú, de Botas dele e gostei muito da escrita, além que adoro crônicas. Quero ler esse também e espero em breve ter a oportunidade. Gostei da capa também, do peixe embrulhado em jornal.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      A capa é muito legal, ne?
      LEIA!! Você vai adorar!
      Imagino que a continuação de Nú, de botas esteja pra sair...assim espero!!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Claudia!

    Eu li esse livro no ano passado e amei. Acho que aconteceu a mesma coisa comigo, passei um bom tempo degustando a leitura, depois descobri realmente que não queria que o livro terminasse de tão bom que estava a leitura! Li juntamente com ele um outro de crônicas do Carpinejar - Amizade é também amor e passei semanas adiando o fim, lendo de pouco mesmo, tipo uma a duas crônicas por dia! Ótima resenha!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gosto muito de crônicas, mas ainda não conhecia o autor nem o livro. Depois da sua resenha, com certeza vou ler o livro quando puder.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que você me descreveu lá em cima kkkkk, mas em minha defesa gostaria de dizer que não é por falta de paciência e sim por serem muito curtos! Parece que quando começa a ficar bom acaba. Não conhecia o autor e gostei da apresentação, vou anotar a dica para tentar mais uma vez sair da zona de conforto!

    ResponderExcluir
  6. Não li nunca nada desse autor,desconhecia por completo esse livro,pelo que contas,parece ser super interessante!! Eu ando a ler a casa da loucura de Patrick McGrath e estou super fascinada pela leitura!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas