Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Ilhós, Carol Rodrigues - Editora E-Galaxia


A dica de hoje é um livro diferente e muito interessante.
Sempre recebo duas opções da e-galaxia para escolher o livro do mês. Eles são sempre em e-book. Procuro a cada mês escolher um gênero diferente e assim sair do lugar comum.
Para novembro escolhi Ilhós, de Carol Rodrigues, publicado pela nossa parceira Editora e-galaxia. O fato do livro fazer parte de um selo coordenado pela talentosa escritora Noemi Jaffe pesou na minha decisão de escolha também.
Carol tem uma escrita bonita e vigorosa. Diferente, é preciso ficar atenta à leitura. Esta não é uma leitura muito fluida, ela é mais densa, intrincada, mas muito interessante, nada maçante. Gosto muito de livros com dois personagens, que intercalam os capítulos. Acho que isto dá um bom fôlego à trama. É o primeiro livro que leio desta autora e fiquei curiosa para ler seu outro livro Sem vista para o mar.

Sinopse: Numa mistura um pouco estonteante de delicadeza e crueldade, entre um fundo lírico e uma prosa seca, os contos de ilhós exploram o desafio proposto para a autora: um texto dividido em duas partes, com dois personagens, cada um em uma parte. Em uma delas o personagem só vive no tempo e, na outra, o personagem só vive no espaço. É partindo dessa aparente limitação formal que a autora explora questões já presentes em seu premiado livro Sem vista para o mar (contos de fuga).
Este livro faz parte do Selo JOTA, que tem coordenação e curadoria de Noemi Jaffe. A ideia original desta coleção partiu do pioneiro e consagrado Oulipo, grupo de escritores entre os quais se incluíam Italo Calvino, Raymond Queneau e Georges Perec. Todos os livros do JOTA partem de um desafio, de restrições narrativas que, por paradoxal que pareça, atuam de maneira a incrementar o texto ficcional.


Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 0,80
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,80
Revisão: 1,00
Nota: 4,60 - muito bom
Livro cedido pela editora
Adicione o livro no Skoob.

Achei a capa bonita e simples. Diagramação excelente, ortografia impecável, capítulos bem estruturados. Achei a narrativa muito bem escrita, mas difícil de acompanhar, inclusive por conta do tema. O livro me deixou uma sensação onírica. Foi uma leitura muito diferente do que estou acostumada a ler, e por isso talvez meu estranhamento. Eu normalmente não releio livros, mas este é um dos que pretendo reler mais para frente. Apesar de ter apenas 43 páginas a leitura não foi muito rápida, foi mais elaborada, não achei uma leitura fluida. Este livro com certeza me tirou da minha zona de conforto!

Ficha técnica:
Título: Ilhós
Autora: Carol Rodrigues
Ano: 2017 
Páginas: 43
Idioma: português 
Editora: e-galaxia

Recomendo este livro para leitores acostumados com (e que gostem de)  leituras mais elaboradas. 
Os e-books têm grandes vantagens, além da praticidade, os valores são bem mais acessíveis.
Você pode comprar o livro Ilhós na Amazon e no site da E-Galaxia.

Comentários

  1. Carol Rodrigues é excelente. Vale muito a pena ler Sem vista para o mar. Uma dica: você pode comprar diretamente com a própria autora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, não abro mão de ler livros digitais. Além de serem práticos e evitam estragar os livros físicos na bolsa durante as viagens em transportes lotados por exemplo, eu acho que é uma forma de contribuir com a natureza e evitar gastos com papel (embora eu seja a louca viciada que ama cheiro de livro novo, rsrs). Esse livro ainda não li, mas fiquei curiosa e quem sabe eu coloque em minha meta para 2018. ;)
    Bjks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é