20 de Outubro - Dia do Poeta!!
Você sabia que hoje, dia 20 de outubro, é comemorado o Dia do poeta? A data tem como propósito incentivar a leitura, a escrita, a produção e a publicação de obras poéticas nacionais. Mas afinal, quem lê poesia no país? O Brasil tem a comemorar tanto em relação aos seus poetas quanto aos leitores de poesia. De acordo com a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a poesia é um dos gêneros literários mais lidos pelos estudantes brasileiros, ficando em sétimo colocado atrás da bíblia, dos livros religiosos, dos contos, dos romance, dos livros didáticos, dos livros infantis e das histórias em quadrinhos. Ainda segundo a pesquisa, a faixa etária dos 11 aos 17 anos é a que mais lê poesia no país. Fiquei surpresa com estes interessantes dados.
Você gosta de poesias? Eu gosto cada vez mais.
Em comemoração ao dia do Poeta, a Editora do Brasil selecionou três lançamentos infantojuvenis, como sugestão de leitura.
Rosinha nasceu em Recife. Formou-se em Arquitetura, pela Universidade Federal de Pernambuco, mas depois de se apaixonar pela literatura para crianças e jovens, fechou o escritório e passou a se dedicar à ilustração. Iniciou-se na arte em 1992. Fez cursos de arquitetura, desenho e pintura, além de Literatura Infantil. Em 1994 lançou seu primeiro livro, Som Coração. Desde então, procurou pretextos para caminhar entre imagens e palavras. Em destaque, a coleção Palavra Rimada com Imagem, que ganhou vários prêmios da FNLIJ, prêmio Açorianos e o prêmio Jabuti.
César Obeid possui mais de 25 livros publicados por diversas editoras, como FTD, Moderna, Scipione, Mundo Mirim, Panda Books. Pela Editora do Brasil possui cinco livros publicados, dois deles com o escritor Jonas Ribeiro. Em 2010 foi o escritor homenageado na cidade de Catanduva, no evento “Fazer Literário” produzido pelo Sesc.
A paz, um tema caro à humanidade, virou poesia nas mãos criativas dos escritores César Obeid e Jonas Ribeiro. Com ritmo e rimas, a dupla fez na obra Poesias para a paz poemas para que as crianças se divertissem e pudessem refletir sobre respeito, solidariedade e diálogo; frutos cotidianos da paz. Esta é a terceira produção conjunta destes autores, que já lançaram pela Editora do Brasil os títulos “A escada transparente” e “O menino de muitas caras”. As ilustrações da argentina Vanina Starkoff, complementam o texto, trazendo muitas cores, leveza e detalhes que transmitem uma sensação de paz verdadeira. Texto: César Obeid e Jonas Ribeiro/ Ilustrações: / Formato: 20,5 cm x 23,5 cm/ Número de Páginas: 32/ Preço sugerido: R$ 39,80
Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura pela PUC-SP. Fez teatro, contou histórias em hospitais públicos e escolas, além de lecionar Redação. Escreve desde os 16 anos e com 41 anos já havia lançado seu centésimo livro, com mais de 600 mil exemplares vendidos. Entre as editoras que possuem seus livros publicados estão Callis, Cortez, Dimensão, Brinque-Book, Paulus, Ave Maria, Mundo Mirim. Com esse livro, possui na Editora do Brasil 20 livros publicados, três deles com o escritor César Obeid.
Destes três livros, conheço a escrita poética do Cesar e do Jonas e adoro! Falta conhecer a poesia da Rosinha, mas está na minha lista
Sobre a Editora do Brasil: Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).
Comentários
Postar um comentário