Pular para o conteúdo principal

Clube da Leitura - O Perfume da Folha de Chá

Hoje foi dia do nosso Clube de Leitura. Eu amo estas nossas reuniões e acho que é um grande privilégio mediar um grupo tão especial, interessado e querido.
O clube reúne mulheres (o grupo não é fechado, mas infelizmente poucos homens participam) dinâmicas, com diferentes experiências de vida, que param uma tarde por mês para trocar idéias, informações, vivências, impressões sobre o livro escolhido em comum acordo e sobre a vida de uma forma geral.
Esta tarde mensal é um presente, no meio da correria, dos compromissos, de tantas atribulações. Muitas contam que voltaram a ler por causa do Clube da Leitura.
Hoje discutimos o livro O perfume da folha de chá, de Dinah Jefferies, Editora Paralela, do grupo Companhia das Letras. O mais bacana da discussão é que nunca é unânime! Cada uma sente e percebe o livro de uma forma diferente e isto gera discussões maravilhosas. Neste clube, por exemplo algumas adoraram, outras acharam que o livro era um "novelão".
Bem, vamos às minhas impressões sobre ele:
Eu estava muito curiosa para ler este livro e também votei nele para nosso clube. Li resenhas muito positivas e sempre digo que a alta expectativa costuma ser ruim...pois é, não gostei o tanto que imaginei que gostaria.
É uma trama interessante e diferente, que faz você questionar o desastre que SEGREDOS podem causar numa família. Também fiquei com a sensação de uma novela, de um romance no sentido clássico do gênero, com mistérios, dramas e mocinhas que sofrem. A autora atiça sua curiosidade para o desenrolar da trama.
Não posso dar detalhes para não dar nenhum spoiler, mas se você gosta deste gênero, provavelmente vai curtir o livro. O livro me deixou pensativa por dias, questionando as soluções da autora para trama, pensando no quanto algumas situações eram impossíveis de acontecer nos dias de hoje.
Curiosidades interessantes: este é o segundo livro da autora, que começou a escrever após a morte do seu filho de 14 anos. Talvez a carga dramática do livro venha deste trágico acontecimento.
A estória é ambientada na década de 20 no Ceilão, hoje Sri Lanka, um país cheio de cores, aromas e sons diferentes.
Composição da minha avaliação (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama:0,80
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,50
Revisão: 1,00
Nota: 4,30 - Bom
A capa é maravilhosa, eu adorei, parece um quadro. Embora a trama seja bem interessante e diferente, acho que a autora quis explorar todo o potencial da mesma e acabou abrindo "muito. Diagramação impecável da Paralela. Páginas amarelas e letras em tamanho confortável.Tive a sensação que o livro não ficou bem "amarrado", que a autora deixou muitas pontas soltas, fatos fora da realidade e isso me incomodou. Embora seja um livro de mais de 400 páginas, a leitura é rápida e flui bem.
Título: O perfume da folha de chá
Autor: Dinah Jefferies
Ano: 2017 
Páginas: 432
Idioma: português 
Editora: Paralela/ Companhia das Letras
SinopseEm 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.
Escolhi este nosso Clube da Leitura para fazer parte da nossa Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão. Passe no blog da querida Elaine Gaspareto e veja quantos motivos para sentir grata.

Comentários

  1. OI, Claudia!
    Eu passei meses namorando esse livro e, finalmente consegui comprá-lo mês passado. Logo que comprei, meu marido começou a lê-lo e está gostando muito. Fiquei admirada, pois ele não é muito amante de leitura, hoje em dia. Leu muito na juventude, mas hoje é viciado nas redes sociais e acaba não sobrando muito tempo para ler. Eu sou o contrário e estou ansiosa pela leitura, estou terminando alguma leituras para iniciar! Ótimo post! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica!
      Ah, que bacana! Fico feliz que o maridão esteja gostando. Depois me conta o que achou.
      Adorei seu recado aqui :)
      Bjs, querida

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç