Pular para o conteúdo principal

Vírus Zika X Gestação

Um dos maiores temores da futuras mamães de hoje é o contato com o vírus zika. 
No post de hoje o Dr. Rodrigo da Rosa Filho nos esclarece sobre pontos importantes sobre adiar ou não a gestação.

O medo de pegar o vírus zika durante a gestação e ter bebês com microcefalia tem colocado as mulheres diante de um grande dilema:  adiar ou não a gravidez. A vacina contra o vírus deve ficar pronta em pelo menos cinco anos. Até lá, o especialista em reprodução humana dr. Rodrigo da Rosa Filho, da clínica Mater Prime, em São Paulo, recomenda que mulheres jovens e acima de 35 anos reflitam sobre a questão. "Quanto mais tardia a gravidez, maior o risco de doenças cromossômicas", alerta o médico, que completa, “a mulher nasce com todo o estoque de óvulos que, ao longo dos anos, vão se perdendo. Aos 35 anos, o número de óvulos é de apenas 10% do número ao nascimento. Além da perda de quantidade, há perda da qualidade dos óvulos. Com isso, também cresce o número de óvulos com alterações genéticas e de embriões com má-formações, diminuindo a chance de gravidez espontânea e aumentando a probabilidade de abortos".

De acordo com o dr. Rodrigo, a idade é o principal limitador da fertilidade: “a chance do casal engravidar por mês de tentativa é de cerca de 20% aos 30 anos, caindo para 12% aos 35 anos e apenas 5% aos 40 anos. Além disso, a chance de perda gestacional aumenta também, sendo que até 15% das gestações não evoluem nas pacientes até os 35 anos, enquanto que nas pacientes com 40 anos cerca de 30% a 40% das gestações ocorrem abortos espontâneos".

Cientificamente há outras doenças que tanto a mãe quanto o bebê podem ter em gestações com mulheres acima de 35 anos.   O risco de Síndrome de Down, por exemplo, aumenta com o passar do tempo. "Aos 30 anos, é de 1 para cada 900 nascimentos. Se a mulher decide esperar até os 32 anos para engravidar, o risco de nascer um bebê com Síndrome de Down aumentou para 1 em cada 650 nascimentos e se esperar até os 35 anos passa de 1 para cada 350", enfatiza Dr Rodrigo.  E aos 40 o risco é de 1 para cada 100 nascimentos. Existe ainda outras doenças como hipertensão, diabetes gestacional e parto prematuro que aumentam com a idade materna.

Diante deste quadro, o especialista em reprodução humana recomenda que o casal analise a situação. “A vacina do vírus zika vai demorar, não é tão simples assim. Enquanto isso, o número de casos deve aumentar nos próximos anos chegando a 75 mil notificações até 2018”.

Uma alternativa para preservar a fertilidade e poder adiar a gestação com segurança é o congelamento de óvulos. Segundo o Dr. Rodrigo, o congelamento permite que as chances de gravidez  e o risco de aborto sejam os mesmos da idade do óvulo quando foi congelado. Para mulheres acima dos 35 anos e que pretendem adiar, essa é a melhor estratégia para o sonho da gravidez não acabar devido ao envelhecimento dos óvulos.

Uma vez decidida a gravidez, o importante, segundo o médico, é se cuidar. As mulheres devem decidir junto com o especialista qual o melhor repelente a ser usado no corpo e em casa. A orientação também é utilizar roupas que deixem poucas partes expostas e instalar telas em janelas. Outra recomendação é o uso correto e constante do preservativo durante a gravidez, já que foi comprovado também que o vírus zika é transmitido pelo sêmen. 

Sobre Rodrigo da Rosa Filho
O médico Rodrigo da Rosa Filho é especialista em reprodução humana. Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Rodrigo é sócio fundador da Clínica de Reprodução Humana Mater Prime. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), e co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” (2013).





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç