Pular para o conteúdo principal

Você conhece o CREN?

Fui convidada para conhecer o CREN e participar de um bate-papo sobre o impacto da desnutrição para sociedade. Num grupo de blogueiras, fomos apresentadas ao trabalho do CREN no combate à desnutrição e discutimos sobre um assunto que cada vez chama mais atenção: os vícios alimentares.

Fiquei encantada com este projeto maravilhoso! 
Como psicóloga e profissional da área da saúde, sei da importância deste tipo de trabalho. 
Passamos a manhã lá e percebi a atenção, o cuidado e o comprometimento desta equipe tão especial. O CREN é uma instituição séria, que realiza um trabalho importantíssimo, tanto de ajuda quanto de prevenção na área nutricional.

O CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional é uma organização sem fins lucrativos, que em 22 anos, beneficiou direta e indiretamente 3,5 milhões de pessoas, ao promover atendimento e tratamento a crianças e adolescentes malnutridos. O CREN é o centro de referência para desnutrição da Prefeitura de São Paulo. É a instituição a que os equipamentos públicos municipais da capital paulista recorrem para encaminhar pacientes com distúrbios nutricionais moderados e graves. O CREN já recebeu oito prêmios, incluindo o de Empreendedor Social - da Fundação SCHWAB, e o ODM Brasil - fruto da parceria do Governo Federal com a ONU.

Os atendimentos no CREN são realizados unicamente via SUS (Sistema Único de Saúde). e acontecem em duas modalidades: 
Hospital-dia200 crianças até seis anos são tratadas por ano, subnutridas ou obesas, pelo regime de semi-internato. Elas permanecem dez horas por dia na instituição e são tratadas por médicos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, além de receberem 5 refeições balanceadas e uma programação pedagógica.
Ambulatório e ComunidadeDesde 1994, realizaram 140 mil atendimentos conveniados à Prefeitura de São Paulo, sendo quase 100 mil consultas no ambulatório, mais de 9 mil assistências multiprofissionais na comunidade e domiciliares e mais de 36 mil avaliações e censo antropométricos de crianças e adolescentes.

Você pode ajudar também! Existem várias possibilidades de doações.  As doações feitas ao CREN contribuem para o restabelecimento da saúde de milhares de crianças e adolescentes vítimas da má nutrição. Anualmente, quase 7 mil jovens têm acesso ao diagnóstico e tratamento oferecidos por nossas unidades de atendimento. A doação pode ser feita através dos serviços de pagamentos Paypal e Pagseguro ou por transferência e depósito bancário.
Fonte: CREN
Fonte: CREN

Como proteger nossas crianças de uma exposição excessiva ao açúcar, gorduras e sal?
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultra processados.
  • Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados;
  • Não troque comida feita na hora (sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, legumes e verduras) por produtos que dispensam preparação (sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, pratos congelados, sanduíches, frios e molhos industrializados).
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.

O MãeLiteratura a partir de agora também é um dos parceiros do CREN. Vocês verão outros posts sobre estes temas tão importantes por aqui. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é