Você conhece o CREN?

Fui convidada para conhecer o CREN e participar de um bate-papo sobre o impacto da desnutrição para sociedade. Num grupo de blogueiras, fomos apresentadas ao trabalho do CREN no combate à desnutrição e discutimos sobre um assunto que cada vez chama mais atenção: os vícios alimentares.

Fiquei encantada com este projeto maravilhoso! 
Como psicóloga e profissional da área da saúde, sei da importância deste tipo de trabalho. 
Passamos a manhã lá e percebi a atenção, o cuidado e o comprometimento desta equipe tão especial. O CREN é uma instituição séria, que realiza um trabalho importantíssimo, tanto de ajuda quanto de prevenção na área nutricional.

O CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional é uma organização sem fins lucrativos, que em 22 anos, beneficiou direta e indiretamente 3,5 milhões de pessoas, ao promover atendimento e tratamento a crianças e adolescentes malnutridos. O CREN é o centro de referência para desnutrição da Prefeitura de São Paulo. É a instituição a que os equipamentos públicos municipais da capital paulista recorrem para encaminhar pacientes com distúrbios nutricionais moderados e graves. O CREN já recebeu oito prêmios, incluindo o de Empreendedor Social - da Fundação SCHWAB, e o ODM Brasil - fruto da parceria do Governo Federal com a ONU.

Os atendimentos no CREN são realizados unicamente via SUS (Sistema Único de Saúde). e acontecem em duas modalidades: 
Hospital-dia200 crianças até seis anos são tratadas por ano, subnutridas ou obesas, pelo regime de semi-internato. Elas permanecem dez horas por dia na instituição e são tratadas por médicos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, além de receberem 5 refeições balanceadas e uma programação pedagógica.
Ambulatório e ComunidadeDesde 1994, realizaram 140 mil atendimentos conveniados à Prefeitura de São Paulo, sendo quase 100 mil consultas no ambulatório, mais de 9 mil assistências multiprofissionais na comunidade e domiciliares e mais de 36 mil avaliações e censo antropométricos de crianças e adolescentes.

Você pode ajudar também! Existem várias possibilidades de doações.  As doações feitas ao CREN contribuem para o restabelecimento da saúde de milhares de crianças e adolescentes vítimas da má nutrição. Anualmente, quase 7 mil jovens têm acesso ao diagnóstico e tratamento oferecidos por nossas unidades de atendimento. A doação pode ser feita através dos serviços de pagamentos Paypal e Pagseguro ou por transferência e depósito bancário.
Fonte: CREN
Fonte: CREN

Como proteger nossas crianças de uma exposição excessiva ao açúcar, gorduras e sal?
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultra processados.
  • Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados;
  • Não troque comida feita na hora (sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, legumes e verduras) por produtos que dispensam preparação (sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, pratos congelados, sanduíches, frios e molhos industrializados).
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.

O MãeLiteratura a partir de agora também é um dos parceiros do CREN. Vocês verão outros posts sobre estes temas tão importantes por aqui. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas