E Agora? Um Livro para Crianças Lidando com Luto por Suicídio - Resenha

Fala sobre morte nunca é fácil. Temos grandes dificuldades em lidar com a finitude da vida. Embora seja uma certeza, que todos nós um dia vamos morrer, é tão duro, tão difícil lidar com este tema.
No meu trabalho, tanto no consultório quanto no hospital, percebo que a morte é um tema evitado a todo custo, muitas vezes até mesmo ignorado não só pelo paciente, mas também pela família. Se lidar com a morte é muito doloroso, lidar com o suicídio é infinitamente mais doloroso ainda. Se temos dificuldade em aceitar a morte por doença, por acidente, por violência, que dirá a morte por opção, a morte deliberada...mais ainda, que dirá explicar para uma criança que sua mãe, seu pai, seu irmão, seu avô ou qualquer outro membro da família se matou. Sofrimento extremamente difícil de mensurar.

É justamente sobre isso que este livro tão especial trata. E Agora? é um livro escrito para crianças que são obrigadas a lidarem com luto por suicídio. Escrito por Karen Scavacini, uma psicóloga especialista em suicídio, este livro é um instrumento muito especial para crianças e familiares que vivenciam estas perdas e para profissionais que acompanham estas pessoas terapeuticamente. 

Um livro interativo, com várias atividades pensadas para a criança, que visam facilitar a abordagem do tema, bem como a assimilação do processo de morte. É um livro lindo. Não por acaso (tenho certeza disso) é um livro colorido, com ilustrações maravilhosas da Andrea Brazil.

Li o livro  balançando a cabeça, concordando com a Karen e com a forma com que ela lidou com este tipo de luto. Apesar do tema pesado, o livro é leve, passa uma mensagem de otimismo, onde o foco é a criança que lê e interage com o livro. Terminei o livro com um sorriso nos lábios e a certeza de que ele estará sempre na minha estante, como uma ferramenta importante no meu trabalho clínico.
Sinopse: 
Por dia, 25 pessoas morrem por suicídio no Brasil, e pelo menos, outras 125 são deixadas para traz para lidarem com essa morte, muitas delas crianças. O suicídio é um evento trágico para toda a família. Crianças e adultos são extremamentes impactados por essa morte e, muitas vezes, precisam de cuidados especiais. Conversar com uma criança sobre o que aconteceu e sobre como ela está se sentindo pode fazer grande diferença em seu processo de luto e na busca de uma nova forma de existir no mundo. Diminuir o estigma e tabu sobre o suicídio pode começar dentro de casa, com conversas francas, adequadas à idade e com o acolhimento do luto. Silenciar não significa resolver. O enlutamento é um processo e não um evento.
Esse livro é único ao tratar desse tema: traz explicações, propõe exercícios e ajuda para crianças, pais, educadores e psicólogos nesse delicado percurso.
A autora trata de uma forma simples, sensível, corajosa e cuidadosa um tema difícil, dolorido e cheio de tabus. SKOOB.
Sobre a autora:
Karen Scavacini é mãe, psicóloga e gosta de árvores, música e animais.
Adora estar com crianças e sentir o cheiro do mato depois da chuva.
Não resiste a um bolo quentinho saindo do forno.
Tem uma clínica em São Paulo onde atende crianças, adolescentes e adultos.
É mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio pelo Instituto Karolinska - Suécia.
É doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP.
Co fundadora e coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.
É coordenadora e professora de diversos cursos no Brasil na área de suicidologia. 
Para saber mais acesse o site: www.karenscavacini.com 

Para saber mais sobre este belo trabalho visite o site do livro.


Comentários

  1. Clau,
    Boa essa sua dica de um livro que fala sobre um tema tão pesado sendo leve para as crianças. E as ilustrações são lindas mesmo. Um tema tão dificil até para nós adultos! Fiquei curiosa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dri, é bem pesado o tema, mas o livro não!
      Vale a pena conhecer :)
      Bjks mil

      Excluir
  2. Que ilustrações lindas!!! O tema do livro é interessante mesmo, pois já é difícil falar de morte com as crianças, quanto mais suicídio... Por aqui eu já ultrapassei certas barreiras com Sofia e morte é uma delas, rs. Ela foi pequenininha ao velório da minha avó (acho q ela tinha 3 aninhos), do meu primo q faleceu com 18 anos (ela tinha 5), do meu avô (ela com 7) e da minha avó (ela com 9, ano passado). Mas não sei como trataria de um assunto complexo como suicídio... Muito boa a dica!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querida, muito difícil falar sobre morte e mais ainda sobre suicídio...
      Lidar com perdas na família não é fácil
      Bjs, querida

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas