Pular para o conteúdo principal

Leia o Livro, Veja o Filme: O Físico


Li O Físico logo que foi lançado aqui no Brasil. Não me lembro o ano, mas o lançamento mundial foi em 1986.
O livro foi traduziu errado aqui no Brasil, por conta do título em inglês. Em Portugal foi traduzido como O Médico de Ispahan. É o primeiro de uma trilogia, depois dele vieram Xamã e A Escolha da Dra Cole. Li os três e gostei muito. Disparado O Físico é o melhor, seguido na minha opinião de Xamã. A trilogia conta a saga da dinastia de médicos da família Cole.
Robert Cole, o protagonista de O Físico, é adotado por um barbeiro-cirurgião após a morte dos pais. Com ele aprende o ofício de realizar sangrias, extração de dentes, venda de tônicos falsos. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que naquela época os médicos não realizavam autópsias, o que era além de proibido, condenado pela igreja. Por conta disso, o conhecimento do corpo humano era baseado em hipóteses, muitas vezes infundadas. 
Após a morte do seu tutor, Cole conhece um médico judeu que estudou na famosa escola de medicina de Ispahan, na Pérsia, com o brilhante Ibn Sina. Robert Cole  fica fascinado e decide ser um médico, a qualquer custo. Com isso inicia sua viagem épica rumo à Pérsia. 
Cole tinha uma característica muito peculiar, ele conseguia "sentir" se a pessoa estava à beira da morte, embora não soubesse explicar este fenômeno. Este enredo, associado à uma linguagem cativante e brilhantemente escrita me conquistaram e este livro se tornou um dos meus preferidos! Por conta disso a expectativa para ver o filme era enorme.

Sinopse - O Físico - A epopéia de um médico medieval - Noah Gordon

O drama turbulento e, por vezes, divertido, de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica.
A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes. ´Mais que uma recriação histórica magistral, aqui está também a história fantástica de uma vocação para a medicina. O romance de Noah Gordon recria o século XI de maneira tão eloqüente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação´, como se referiu o Publishers Weekly a "O Físico", de Noah Gordon, autor festejado como um dos maiores nomes do mundo literário norte-americano e presente em todas as listas dos livros mais vendidos. SKOOB.
Nota do livro: 5/5


Assim, na última sexta feira, fomos assistir o filme, O Físico. Com um elenco interessante, Ben Kingsley faz o papel do grande mestre Ibn Sina, o filme decepciona totalmente quem espera o filme fiel ao livro e ao enredo.
Temos que dar um desconto porque o livro é grande e complexo, mas a impressão que eu tive é que o filme é "corrido" e  foge ao enredo. Durante o filme, em vários momentos, pensei e escutei do Amorzão exclamações de surpresa e frustração, do tipo: ah, não é nada disso!
Uma pena. Cenários bonitos (que era uma das minhas principais curiosidades), elenco bom, mas que não foi suficiente para agradar, na nossa opinião.
Nota do filme: 3/5

Esta postagem foi inspirada numa coluna que minha amiga Michelle tem no seu ótimo blog, o Resumo da Ópera, que eu adoro! Faz tempo que tenho vontade de mostrar aqui para vocês e esta foi a oportunidade.

E você assistiu? Gostou? Me conta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet