Jardim de Inverno


Às vezes você precisa ler o livro todo para formar uma opinião sobre os personagens. Nunca uma frase foi tão adequada para um livro como neste caso! Como eu desteto ler a sinopse antes de ler o livro, não sabia o que me esperava aqui. Já tinha lido ótimas críticas sobre este livro e estava muito curiosa.
Me apaixonei pela escrita da Kristin e quero ler todos os livros dela.
No começo do livro eu fiquei morrendo de raiva da Anya, a mãe russa que era completamente fria e ausente no relacionamento com as duas filhas. O pai sempre foi presente e muito carinhoso, suprindo a ausência da mãe. Com a doença do pai, elas tem a oportunidade de se conhecerem melhor, seguindo um pedido do próprio pai.
O que mais me chamou a atenção no enredo foi que a mãe só consegue conversar com as filhas contando estórias, contos de fadas. Eu acho lindo este recurso!
No desenrolar da estória encontramos uma outra Anya...e não posso contar mais, senão eu entrego o enredo.
Uma estória repleta de amor, compaixão, curiosidades. Mais um livro sobre guerra, desta vez em Leningrado e sobre os horrores de uma guerra cruel, onde o frio e a fome foram os grandes adversários. Mais uma vez a autora usa um recurso que eu gosto muito, intercalar o momento presente com o passado. Acho que a estória fica muito mais interessante assim.
Linda capa, diagramação impecável, apesar do tema pesado, a leitura flui muito bem. Me envolvi totalmente com os personagens.


Sinopse - Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser. SKOOB
Nota: 5/5

Este livro cumpre o desafio: ler um livro escrito por uma mulher, para o Desafio Literário do Skoob de abril.



Quem gentilmente me emprestou este lindo livro foi minha querida amiga Sarah, a quem agradeço do fundo do meu coração!

Comentários

  1. Clau, fico tão feliz que tenha gostado! Eu tive exatamente a mesma impressão que você. No começo estava achando mais ou menos, ou melhor, "mais do mesmo". Aí começou a engrenar, surgiu a história dentro da história... É lindo. Eu também adorei e também quero ler outros livros dela!
    beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas