Pular para o conteúdo principal

Surto de Catapora

Queridas , quero agradecer a preocupação de vcs. O Gabe está bem melhor, Graças a Deus! A catapora foi bem leve e já começa a secar. Ele está se comportando super bem, um mocinho mesmo (não tô nem acreditando..rs, brincadeirinha...).Nosso final de semana foi repleto de desenhos, livros, futebol, pipoca e brigadeirão. Continuamos de molho. Por enquanto a Lelê não pegou, vamos ver...agora mesmo ele está jogando videogame com seu amigão Gabriel, vizinho que já teve catapora e veio fazer uma visitinha, vcs não tem idéia de como ele ficou feliz!

Abaixo uma matéria que saiu no site do Terra, mas que é da  Revista Pais e Filhos  bem interessante, fala inclusive de quem tomou a vacina e mesmo assim pega catapora.

 

Primavera de catapora

Os estados de São Paulo e Minas Gerais registram surtos da varicela, e a situação no Distrito Federal já preocupa. Saiba como se prevenir

Por Raquel Beer, filha de Marcia e André
Com a chegada da primavera, o aumento da temperatura e a diminuição da umidade do ar, o cenário fica perfeito para comprometer a imunidade do corpo e proliferar o vírus varicela. O resultado já é visível nos estados de São Paulo e Minas Gerais, que registram surtos de catapora.

A situação mais grave está entre os paulistas: já são 13 mil infectados e 1.572 surtos registrados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O aumento é de mais de 16% em relação ao ano passado. Em algumas cidades a taxa é mais preocupante, como em São José do Rio Preto, onde houve um aumento de 192% de casos em relação a 2009. Outras cidades em que a incidência de catapora está alta são o Guarujá, Campinas e Riberão Preto.

Em Minas Gerais, 10 mil pessoas já foram infectadas e 14 crianças morreram devido à doença. Este número é quase duas vezes maior que o registrado no ano passado.

O Distrito Federal também não escapou das pintinhas vermelhas: já foram computados 3,5 mil casos, um aumento de 45% se comparado a 2009.

A vacina contra a catapora não está disponível na Rede Pública de Saúde, e nas clínicas particulares custa aproximadamente R$ 140. Mesmo com o preço elevado, a vacina está em falta em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

>>Saiba mais sobre outras doenças de primavera

Como se prevenir

A catapora é causada pelo vírus da varicela e, segundo o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, é transmitida diretamente de uma pessoa que já está com a doença para uma sadia, através do contato direto com as feridas ou por vias respiratórias.

Segundo o especialista, o primeiro sintoma a aparecer é a febre, seguida pelas manchas. “Aparecem as bolinhas vermelhas, que depois ficam com água dentro, e por último ganham uma crosta; são 3 tipos de lesão na pele”, explica.

No entanto, os sintomas têm uma intensidade diferente para cada pessoa. “Em algumas pessoas a catapora aparece como duas bolinhas, e elas nem percebem a doença”, afirma.

A vacina deve ser tomada pelo menos duas vezes, e então estará quase 100% imune. No entanto, Dr. Jorge alerta que a imunização não foi feita para evitar a catapora, mas para não deixar que ela se torne um quadro mais grave, como acontece quando ela acompanha uma meningite ou uma pneumonia, por exemplo. 

O período de encubação da catapora dura 15 dias. Ou seja, a doença pode estar lá e não se manifestar, o que aumenta o risco de contágio. “Se de três irmãos, um pega, é bom a mãe saber que vai encarar 45 dias de doença”, brinca Dr. Jorge.

Uma vez que seu filho está com a doença, preocupe-se em cuidar dos sintomas. É importante limpar a pele, tomar o antialérgico indicado pelo pediatra e também controlar a febre com medicamentos. Para evitar infecções, também é recomendado não coçar.

Por isso, fique de olho para ver se seu filho está deixando as mãos longe das bolinhas!
   
Consultoria
Dr. Jorge Huberman, Pediatra e Neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena.

Comentários

  1. Deixei um comentário na outra postagem !
    Obrigada pela visita Clauo, já tô seguindo (:

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha!!!
    Que bom que o Gabe está melhorando... fiquei preocupada com o artigo que vc mencionou no post, guria! Deus me livre o Lucas pegar catapora!!!!

    E o pior é que hoje ele está com febre, surgiu assim, do nada, e eu lendo o post já fiquei encucada!!!

    Espero que não seja nada!
    Enqto isso, melhoras (mais melhoras neh!) pro Gabe e muita sorte pra Lê!

    Beijocas, querida!
    Tenha uma ótima semana :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau,
    Que bom que o Gabe está melhor!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia, que bom que ele já está bem melhor. Aqui nunca teve estes surtos de catapora, que ótimo, pois o Felipe nunca teve!!! Vou providenciar as vacinas, nunca se sabe, né!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç