Entrevista com a Escritora Jussara Souza



Ao conhecer a escritora Jussara Souza me chamaram a atenção seu alto astral, bom humor e gentileza! Desta conversa surgiu uma parceria que me deixou muito feliz. Eu li e adorei seu primeiro livro Os Opostos se Distraem e a convidei para responder este bate-papo. Jussara aceitou na hora e rapidamente me enviou as respostas que agora compartilho com vocês.

Jussara, por favor, apresente-se para nossos leitores.
Olá, Sou Jussara Souza, escritora, ex-workaholic e autora do livro Os Opostos se Distraem. Sou baiana de nascimento, mas mineira de coração. Nasci em Jequié, no interior da Bahia, cidade do meu pai. Quando eu tinha 3 anos de idade, nos mudamos para Santa Rita de Caldas - no Sul de Minas Gerais, desta vez para a cidade da minha mãe. Há quase 20 anos moro em Taubaté-SP, com o meu marido e os meus dois filhos de quatro patas; o Tim e a Mel - dois “vira-latas” lindos adotados. Sou formada em Administração e Pós Graduada em Controladoria. Trabalhei por mais de 10 anos na área financeira de empresas multinacionais. Faz, aproximadamente, 2 anos que decidi dar uma guinada de 180º na minha vida. Larguei o emprego e decidi descobrir o meu propósito de vida; a escrita. Foi um momento de muita reflexão e dúvida. Hoje, estou plenamente feliz com a minha escolha. Desde que iniciei o meu processo de desenvolvimento pessoal, comecei a cuidar mais da alimentação. Gosto muito da alimentação ayurvédica, mas a sigo sem restrições. Digo que a minha dieta é a dieta da saúde, dando preferência para alimentos orgânicos e evitando os industrializados. Adoro pão de queijo (não poderia ser diferente!.rs), pão de fermentação natural e chocolate acima de 50% de cacau. Também adoro curtir a natureza, vou nos parques de Taubaté com os meus cachorros e o meu marido. Além de sair com os amigos e cantar no karaokê. Mas, por vezes, ficar à toa lendo um bom livro ou assistindo um filme é um ótimo programa!

Como surgiu a idéia do livro?
O livro é um relato divertido dessa minha fase de transição. Foi um momento de muita dúvida, insatisfação, que estava afetando minha vida pessoal e profissional. Paulo Coelho, em um um artigo de 2015 intitulado "Sobre a Arte de Escrever", diz que: "Você não pode tirar algo do nada. Ao escrever, use sua experiência." E foi então que eu decidi compartilhar com as pessoas que é possível tomar as rédeas da vida e encontrar nosso Propósito.

Sempre me chama a atenção a escolha do título! Como você chegou ao Os Opostos se distraem?
Esse título já estava na minha cabeça antes mesmo de começar a ler o livro. No período em que o meu casamento estava bem “atribulado”, eu vivia dizendo e pensando comigo mesma: “Meu marido e eu somos muito diferentes!” Daí, comecei a perceber que a maioria dos casais repetiam o mesmo “mantra”. Foi então que pensei: os opostos não somente se atraem como se Distraem.

Como é sua rotina? Você escreve (ou escrevia) todos os dias?
Acordo todos os dias bem cedo para fazer alguns movimentos de yoga, chamados Ritos Tibetanos, e meditar. Meu marido me acompanha nessa rotina. Em seguida, saímos para passear com os cachorros. Tomamos café e, por volta das 9:30 horas, já estou em frente do computador. Escrevo todos os dias; seja no meu diário, um artigo para o site, o roteiro para o meu Canal no Youtube ou ideias para o livro novo.

Atualmente você tem um novo livro em produção? Como estão seus projetos?
Estou com o projeto de um novo livro. Lendo bastante e pesquisando. Pretendo finalizá-lo em Março de 2018.
Lancei recentemente um Canal no Youtube onde eu divido com as pessoas essa minha fase de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. O objetivo é compartilhar as técnicas de bem estar que ajudaram no meu despertar para um vida mais feliz.  
Também tenho várias ideias de livros para os próximos anos. Mas tudo a seu tempo. Eu coloco todo os meus esforços nesse meu propósito, que amo, mas sei que há Algo Maior que me guia. Eu o chamo de Deus ou Divino Criador.  

Deixe um recado para nossos leitores.
“Conhece-te a ti mesmo.” Quem conhece a si mesmo, é autoconfiante, não se deixa levar pelo que os outros pensam ou falam. Não tem crenças limitantes e aceita as diferenças. Acredita que é responsável pela sua vida, e por isso, luta por aquilo que deseja.
Por isso, nunca deixe ninguém lhe dizer que você não é capaz. Confie na sua intuição. Ela é uma arma poderosa.
Sonhe. Sonhe muito alto. Sonhe com o impossível e confie.
E, por fim; Agradeça. A pessoa que é grata vive o Presente. Não fica remoendo o passado ou preocupada com o Futuro. O Futuro é o Agora. Seja grato com o que você conquistou até hoje, e verá que o Amanhã se transformará com o que sempre desejou.
Namastê.

Em breve trarei a resenha do livro para vocês. Eu adorei conhecer a Jussara e agradeço muito sua disponibilidade e atenção. Ficou curioso? Clique abaixo para conhecer mais sobre o trabalho da Jussara Souza:




Comentários

  1. Adorei a entrevista, não conheço o livro depois que vc ler quero saber mais sobre ele, e desejo sucesso a escritora.

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, você vai gostar do livro!
      Recomendo!!
      Muito sucesso para esta autora querida e talentosa
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas