Livro: Sísifo, Verena Kent - Editora Cultrix

Papo Médico com o Dr. Rodrigo Rosa - Hábitos Saudáveis Previnem Sintomas da Menopausa

Hoje é dia da nossa coluna Papo Médico com o Dr. Rodrigo Rosa, nosso consultor na área de ginecologia e saúde da mulher.
Desta vez eu pedi um tema que me interessa muito, pois estou vivenciando este momento. O Dr. Rodrigo conta um pouco sobre hábitos saudáveis que previnem sintomas da menopausa. 
A menopausa se inicia por volta dos 40 e 50 anos, em casos menos frequentes, mais cedo. O diagnóstico só se confirma após o período de 12 meses sem menstruação. Nessa fase, a mulher deixa de produzir um óvulo mensal, não tem mais sangramento e não é mais capaz de gerar um bebê. Ondas de calor, diminuição da libido, falhas na memória, fadiga, irritabilidade, insônia, ansiedade e depressão estão entre os sintomas, que não são iguais para todas as mulheres e não ocorrem todos ao mesmo tempo. 
Para prevenir esses sintomas, a orientação é adotar e manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regularmente e cuidado com o bem-estar emocional. Hidratar bem o corpo, evitar alimentos gordurosos e optar pelo leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte, peixes, aves sem pele, carnes magras, frutas e alimentos ricos em fibras é muito importante.
A reposição hormonal, que associa o estrógeno mais a progesterona ou apenas o estrógeno, também pode diminuir os sintomas. A decisão de indicá-la ou contraindicá-la deve ser tomada pelo médico, que vai considerar o histórico e expectativa da saúde da mulher.  Na maioria das vezes, não é preciso fazer nenhum tratamento, exceto quando a qualidade de vida é afetada.
A menopausa é uma fase normal da vida e do ciclo biológico da mulher, por isso, não deve ser encarada com vergonha. A consulta médica e a informação são essenciais para deixar a mulher mais tranquila e desmistificar o que vem por aí. Manter contato com o médico periodicamente e fazer aquele check-up básico é fundamental. A orientação médica é sempre a medida mais sensata.
Adotei mudanças na minha alimentação que estão me ajudando muito. Assim como Dr. Rodrigo explicou, intensifiquei minhas caminhadas e os sintomas aliviaram bastante. Estas dicas me ajudaram muito e espero que ajudem vocês também
Fonte: Google
Sobre o Doutor Rodrigo da Rosa Filho:
O médico Rodrigo da Rosa Filho é especialista em reprodução humana. Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Rodrigo é sócio fundador da Clínica de Reprodução Humana Mater Prime. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), e co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” 
Você conhecia estas dicas? Gostou do nosso texto? Me conta!
Tem alguma sugestão de tema? Se tiver, pode me escrever. Até o próximo mês, com novo conteúdo e informações importantes sobre saúde da mulher.

Este post cheio de gratidão faz parte da nossa Blogagem ColetivaPasse no blog da querida Elaine Gaspareto e veja quantos motivos para sentir grata.

Comentários

  1. Amei o texto e as dicas! Também estou passando por essa fase e algumas mudanças começam a ocorrer. Parece que fica tudo meio desregulado. As ondas de calor foi o que mais me incomodou no início e precisei tomar hormônio, porque isso me acordava de madrugada, consequentemente não estava dormindo direito. Tomei por 6 meses e parei. Atualmente está tudo mais equilibrado. Atividade física, alimentação saudável, sol, tudo isso contribuindo para eu me sentir melhor. Bjs, Claudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi o que me deu mais trabalho, Quel!
      Que bom que você melhorou, querida
      Bjks mil

      Excluir
  2. Adorei o post, confesso que com minhas amigas quase todas na menopausa, motivaram minha ida a ginecologista munida de um questionário...rsrs E eu ainda não estou na pre´menopausa, mas também estou fazendo várias mudanças para auxiliar nesse processo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Adelaide, as mudanças ajudam na prevenção também.
      Muito bom!
      Bjks mil

      Excluir
  3. Muito bom esse post.É importante tirar dúvidas sobre assuntos que fazem parte d nossa vida.A menopausa em algum momento vai acontecer.
    Obrigado pelas dicas.Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem que prevenir
      Bjks mil, querida

      Excluir
  4. Claudia:
    Assunto de utilidade pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, querida Sonia!
      Bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  5. Quantas boas informações! É importante a gente se cuidar em todas as fases da vida e aceitar que cada uma faz parte de nós.

    Boa semana =)

    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus... acho que to na menopausa, menos a parte de não menstruar.
    Será possível? rsrsrsr
    #medo rsrsrsr
    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida!
    Tão bom poder estar tranquila com meus 63! rs... Livre de tudo isso...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário