Eu Li: Meu Pecado


Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é sobre um dos lançamentos da nossa querida parceira, Planeta de livros, Meu pecado, de Javier Moro. 

Sinopse
Nesse romance histórico, baseado em uma incrível história real, a protagonista é a atriz espanhola Conchita Montenegro. Em 1930, com apenas 19 anos, ela sai de Espanha e segue rumo a Hollywood, em busca de sucesso na capital do cinema. Graças a sua beleza, sua inteligência, sua forte personalidade e sua tenacidade, quem antes era apenas uma jovem promessa se torna uma das principais estrelas de sua época. Seu olhar penetrante e extremamente envolvente acaba conquistando Leslie Howard, um dos atores mais célebres do momento. Leslie, no entanto, era um homem casado, com mais que o dobro da idade de Conchita. Isso não é um empecilho para os dois, que se apaixonam e começam um tórrido romance, entre festas dignas de sonhos e estreias triunfais nas maiores e mais disputadas telas do mundo, entre passeios a cavalo e voos panorâmicos pela costa californiana, entre a paixão e a traição. Treze anos depois, em plena Segunda Guerra Mundial, a história de amor tem um desenlace inesperado, quando os dois amantes se reencontram em Madrid. Sem saber, esse encontro irá influenciar o curso da guerra, orientando a participação de Espanha no conflito.


Aguardava com expectativa este lançamento. Este é o terceiro livro que leio do Javier Moro. Se você gosta de um bom romance, vai curtir Meu pecado. Adianto que é um romance típico, com disputas amorosas, redenção, lágrimas e frases feitas. Ingredientes que contribuem para uma leitura fluida e interessante. Javier é mestre nisso tudo e eu adoro. Ele escreve uma cena ótima e no final arremata com uma frase super, hiper clichê, daquelas que reviro os olhos e penso: "ah, Javier, pra que esta intensidade toda?!"...rs. Enfim, faz parte do seu estilo e já espero por isso. 


O que eu mais gosto na escrita deste talentoso autor espanhol é que ele alia dados biográficos e reais com ficção. Isso torna a trama envolvente e fluida. Fico pensando o que é realidade e corro na internet para pesquisar. Neste livro, não foi diferente. Javier me apresentou a personagens que nunca tinha ouvido falar, mas que foram importantes e fizeram muito sucesso. Conheci Conchita Montenegro, uma estrela espanhola, que fez muito sucesso em Hollywood. Conchita conviveu com astros como Charles Chaplin, Clark Gable e  Greta Garbo. Foi casada com um brasileiro Raoul que também fez sucesso na Broadway. Confesso que não conhecia estes atores e foi o que mais me agradou na história. O fato de ser ambientado na época da segunda guerra mundial também me agrada muito, pois adoro esta temática.

O título, Meu pecado, vem do perfume usado pela protagonista e tem um valor afetivo. Foi o perfume que seu grande amor, Leslie Howard (um dos galãs do filme E O vento levou) lhe deu e sugeriu que fosse sua marca registrada. Lá fui eu pesquisar e o perfume existiu mesmo. Da marca Lanvin, vinha num vidro negro e dourado.

A trama é ágil e fluida. Javier vai e volta na trama, mesclando fatos mais antigos com outros mais atuais. Com este recurso fica mais interessante acompanhar as reviravoltas e os destinos dos personagens. Ambientado na década de trinta, o autor fez um belo trabalho de contextualização da época.

Edição bonita da Planeta de Livros, eu adorei a capa. Boa diagramação, letras em tamanho confortável, bom espaçamento. Alguns errinhos de grafia, que não comprometem a leitura e devem ser corrigidos na próxima edição, me chamaram a atenção. Gostei muito e recomendo esta leitura deliciosa

Sobre o autor
JAVIER MORO (Madri, 1955) colabora desde muito jovem com a imprensa nacional e estrangeira. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista com diretores como Ridley Scott. É autor de vários romances, entre os quais se destacam Paixão Índia, Caminhos de liberdade, O pé de Jaipur e As montanhas de Buda, lançados pela Editora Planeta.

Meu Pecado
Autor: Javier Moro
Tradutor: Adriana Marcolini e Teresa Souza
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: Planeta
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Para comprar: Planeta | Amazon


Comentários

  1. Clauo, que resenha linda!! Adoro o autor e é justamente essa mistura de dados biográficos e reais com ficção, que me fascina. Eu também faço pesquisas e adoro isso.
    Não sabia que saiu esse e já vou anotar aqui!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário