Eu Li: Mazzaropi - Um Jeca Bem Brasileiro

Olá queridos leitores.
A resenha de hoje é do livro infanto-juvenil, Mazzaropi - Um jeca bem brasileiro, escrito por Dílvia Ludvichak, da Paulus Editora.

Sinopse
Este livro nos leva ao encontro de um artista genuinamente brasileiro, criador de uma obra cinematográfica tão expressiva e popular que continua viva, graças a um público tradicional, fiel, e a um novo público, que vê em seus filmes traços do nosso tempo, tornando sua mensagem sempre atual. Contada em versos, a narrativa se aproxima da forma tão apreciada pela cultura popular e, ao mesmo tempo, nos faz lembrar das profundas raízes do jeito de ser caipira e do sertão brasileiro, marcas registradas de Mazzaropi.
Eu sou muito fã dos livros da Paulus Editora! Eles são bonitos, coloridos e muito, muito interessantes. A Paulus tem coleções e títulos infanto-juvenis ótimos, adoro.
Então, cada vez que recebo um exemplar fico na maior felicidade. Desta vez recebi Mazzaropi e mergulhei nesta interessante leitura. Que trabalho mais caprichado. Foi uma ótima descoberta, pois encontrei vários detalhes que não sabia sobre o "Mazza".
 A escrita da Dílvia é ótima, o livro conta a história deste famoso caipira em versos e achei a narrativa diferente e muito interessante. Acompanhamos a vida de Mazzaropi, sua família e sua trajetória artística e profissional.
Extremamente talentoso e por vezes pouco compreendido, as crianças terão oportunidade de conhecer este brasileiro famoso, o eterno jeca, caipira que de bobo não tinha nada.
Além da história de Amácio Mazzaropi, o livro traz curiosidades sobre seu personagem mais famoso, Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato. Traz ainda os filmes que participou e um pequeno dicionário "caipirês", adorei!
Fiquei apaixonada pelas ilustrações de Luciano Tasso, dono de um traço muito interessante. As ilustrações são coloridas e vibrantes, deixando ainda mais bonito e bem cuidado este trabalho. 
Adorei a capa. A sua textura especial e diferente me chamou muito a atenção. Também gostei do formato maior do livro.
Recomendo muito esta leitura para leitores de todas as idades.
Este bonito livro faz parte da coleção BRASIL, que conta ainda com os títulos, Cacilda Beccker, escrito por Manuel Filho; Luiz Lua Gonzaga Estrela: o rei do baião, da mesma autora, Dílvia Ludvichak.

Mazzaropi - Um Jeca Bem Brasileiro
Autora: Dílvia Ludvichak
Ilustradora: Luciano Tasso
Ano: 2018
Páginas: 32
Formato: 18,5 cm X 27,5 cm
Editora: Paulus 
Para comprar: PaulusAmazon












Comentários

  1. Achei essas ilustrações lindas!!! Elas parecem dar vida ao livro e isso é muito importante para estimular a leitura das crianças. Adorei essa obra, que além de divertir ensina sobre essa personalidade da nossa história.

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais lindo. As ilustrações são demais. Adoro o Mazzaropi. Fiquei encantada com o museu dele quando fui no Hotel Fazenda Mazarropi. Fiquei com vontade de folhear esse livro.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas