Eu Li: Dilacerada

Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês a resenha do livro nacional, Dilacerada, escrito pela Helo Delgado, da Editora Coerência

Sinopse
O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas? Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance. Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos.
Minhas impressões
Eu solicitei este livro para leitura, pois a temática me interessa sempre e fiquei bem curiosa para conferir. Foi uma leitura surpreendente. Helo é minha colega, psicóloga e esta formação com certeza contribuiu para a construção da trama, dos personagens e de aspectos emocionais dos mesmos. 

Numa linguagem fluida, envolvente e muito interessante, somos apresentados à Vivian e sua irmã Valéria , portadora de Síndrome de Down. As irmãs são criadas de forma rígida e apartadas da sociedade pela mãe. Uma relação doentia, repleta de medo, alienação parental e violência. O pai faleceu quando Vivian era pequena e a menina sofre com ataques de epilepsia. Seria esta a aparente causa da super proteção da mãe, não permitindo que as meninas frequentassem a escola e a cidade?

Somos apresentados à trama através de capítulos curtos e bem estruturados. Cada capítulo começa com uma sessão da protagonista e sua terapeuta, America. Estas sessões de psicoterapia nos levam ao passado e temos a oportunidade de acompanhar a trajetória de Vivian e como ela chegou aos dias de hoje. Não vou entrar nos detalhes da história, para não estragar as surpresas e reviravoltas, mas posso dizer que foi uma excelente leitura. Bem construída, fluida e muito interessante. Prendeu totalmente minha atenção e me deixou curiosa para ler o outro livro da autora, sobre uma outra trama. 

Outro dado que achei muito interessante e que não sabia quando solicitei o livro, duas leitoras que participam do meu grupo Desafio dos 100 livros em um ano, e que também têm blogs, foram suas leitoras beta. Trocamos impressões sobre o livro, após minha leitura

Sobre o livro
Achei a capa impactante e diferente, reflete bem o conteúdo do livro, gostei! Páginas amareladas, detalhes bonitos da diagramação. Faço uma ressalva aqui, a editora poderia ter um cuidado maior na edição, pois no final das páginas aparecem detalhes escritos de diagramação que não deveriam "aparecer" no texto, que não deveriam estar ali. Obviamente isto não tira o mérito do livro, mas o leitor mais atento e exigente pode se incomodar. Fica a sugestão para uma revisão mais cuidadosa, pois o livro merece.

Dilacerada
Autor: Helo Delgado
Ano: 2018
Páginas: 254
Editora: Coerência
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Para comprar: Editora Coerência | Amazon


Comentários

  1. A capa é bem impactante sim e eu gostei muito. Adoro leituras com enredo forte e que abordem temas como estes. Tenho interesse. Mais uma dica que levo daqui.
    E como sempre, resenha maravilhosa!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante o livro, me lembrou uma série que eu gosto chamada Being Erica. Você conhece?

    Vou procurar para ler <3


    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas