Eu Li: O Dia em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro

Olá
Hoje trago trago para vocês a resenha do livro O Dia em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro, escrito por Keka Reis, da Editora Seguinte, do Grupo Companhia das Letras.

Sinopse
O que aconteceu com Mia depois do dia em que a vida dela mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas? Tudo e mais um pouco. Porque quando se está no sexto ano é assim mesmo. Os dias nunca mais são normais. Longe da mãe pela primeira vez na vida e dentro de um ônibus de excursão cheio de crianças enlouquecidas, Mia tem mais um dia maluco pela frente. Para começar, o Bereba, que agora é seu Namorado com N maiúsculo, apareceu no ônibus com o cabelo espetado. Seus amigos resolveram brincar de chão de lava e cantar músicas rimadas um tanto maldosas.  Lá fora, sua mãe está muito esquisita desde que começou a namorar um moço careca cabeludo que rouba a faca do pão com manteiga na hora do jantar. E, de repente, todo mundo parece se importar com o fato de Mia e Bereba não terem se beijado ainda… E agora? Como sobreviver a mais esse dia sem perder a cabeça?
Minhas impressões

Depois de me apaixonar pelo livro O Dia que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, foi vez de conferir este lançamento da Editora Seguinte. 


Quando o livro é bom, ele me deixa com saudades dos personagens e foi o que aconteceu com o primeiro livro da Keka Reis. Mais uma vez me diverti com estes personagens carismáticos e com a deliciosa escrita desta autora tão talentosa.

Nesta nova aventura encontramos Mia namorando Bereba e se preparando para a primeira excursão com a escola. Sabe aquele momento que a filha viaja pela primeira vez? Que vai sair da proteção da mãe? Então, assim começa nossa trama. No livro observamos as emoções não só da Mia, mas também sutilmente da sua mãe.

Agora a mãe da nossa mocinha tem um namorado e Mia precisa aprender a dividir a sua atenção. Na viagem Mia ganha um celular emprestado para facilitar a comunicação com a mãe, em casa. Achei ótimos os dilemas dela ao se ver com o celular, a percepção de que todos ficam online o tempo todo.

A bagunça no ônibus de excursão, os colegas, os professores, as conversas paralelas. O primeiro beijo, o BV, estão todos presentes nesta deliciosa trama. 

A leitura foi fluida e interessante. Percebi que no final desacelerei e passei a ler mais devagar, porque não queria terminar a história. Keka mantem o encadeamento do texto, usando a última frase para ser o título do próximo capítulo, deixando o texto ainda mais ágil e dinâmico. Adoro este recurso.

Leiam este livro! Recomendo muito, muito esta leitura para todos os "jovens" leitores, dos pequenos aos mais velhos.
Sobre o livro
Ameio título do livro e a capa, assim como a escolha das cores. O formato é muito bonitinho também. Edição caprichada da Seguinte. Páginas amarelas, capítulos curtinhos, ótima diagramação. 
As ilustrações de Vin Vogel são super caprichadas e completam perfeitamente a trama.
Sobre a autora
Keka Reis estudou rádio e televisão na Unesp e começou a  carreira na MTV dos anos 1990, onde escreveu, produziu e dirigiu programas de TV de diferentes tipos e formatos. Depois de experimentar essas diferentes funções, teve a certeza de que queria mesmo era ser roteirista. Atua como freelancer desde 2006 e já colaborou para canais como GNT, Nickelodeon, Nat Geo, Sony, Fox, Warner, TV Cultura, Cartoon Network, Discovery Kids, Gloob e TV Cultura. Seus trabalhos e roteiros já venceram mais de oito editais e alguns concursos internacionais. Em 2016 foi selecionada para fazer parte do Núcleo de Dramaturgia do Sesi e concluiu o curso com a peça Rio Vermelho, uma discussão adolescente sobre a menstruação.

O Dia em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro
Autor: Keka Reis
Ilustrador: Vin Vogel
Ano: 2018
Páginas: 204
Editora: Seguinte
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Seguinte | Amazon

Comentários

  1. Ahh que livro mais amorzinho!! Quero!!
    Achei já o título bem legal e Santa Rita do Passa Quatro, fez lembrar meu padrinho.
    Vou acrescentar esses na minha lista. Pois acho que o outro deve ser bem divertido também.
    Adorei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas