Eu Li: As Filhas do Capitão

Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês a resenha de um romance sensacional, o livro As Filhas do Capitão, escrito por María Dueñas, um dos lançamentos da nossa parceira, Planeta de Livros.

Sinopse

Nova York, 1936. A pequena taberna El Capitán é inaugurada na rua Catorze, um dos redutos da colônia espanhola que então reside na cidade. A morte acidental de seu proprietário, o inconsequente Emilio Arenas, força suas indomáveis filhas a tomarem conta do negócio, enquanto nos tribunais é negociado o pagamento de uma promissora indenização. Abatidas e atormentadas pela necessidade urgente de sobrevivência, as temperamentais Victoria, Mona e Luz Arenas irão trilhar seus caminhos entre arranha-céus, compatriotas espanhóis, adversidades e amores, determinadas a transformar um sonho em realidade. De leitura ágil, envolvente e tocante, “As filhas do capitão” acompanha a história dessas três jovens forçadas a atravessar um oceano, se estabelecer em uma deslumbrante cidade e lutar para encontrar seu caminho. Uma homenagem às mulheres que resistem quando os ventos sopram em sentido contrário e a todos os que viveram - e vivem - a aventura, muitas vezes épica e quase sempre incerta, da emigração."

Minhas Impressões

Eu AMO um bom romance! Um bom drama me faz muito feliz. Há anos li e adorei O Tempo entre costuras e desde então acompanho a carreira desta grande escritora, Maria Dueñas. Antes deste lançamento, a autora escreveu e também lançou aqui no Brasil dois títulos, A Melhor história está por vir e La Templanza (ambos pela Planeta de Livros) que estão na minha lista de futuras leituras. Soube deste lançamento na Bienal do livro e desde então fiquei doida para ler. 

Foi uma ótima leitura . É um prazer ler um livro bem escrito. Maria Dueñas criou um cenário muito interessante para esta família espanhola que emigrou para os EUA nos anos 30. Um romance histórico. Uma mãe passiva, viúva, precocemente envelhecida, que criou suas três filhas com valores familiares rígidos. Três jovens lindas, pouco acostumadas ao trabalho em casa, que dirá ao trabalho remunerado. Da noite para o dia se vêm sem o pai e sem ter como se sustentarem. Assim começa esta trama incrível.

O grande ponto alto do livro são as irmãs Arenas, Victória, Mona e Luz. São inseparáveis, jovens e lindas. O livro narra as aventuras e desventuras de cada uma delas. Suas vidas são sempre entrelaçadas, o amor as une apesar das brigas fraternas. Acompanhamos seus sonhos, segredos, amores, frustrações e muitas revira-voltas.

Um outro ponto forte do livro são os ótimos personagens secundários. Com riqueza de detalhes, María Dueñas constrói um universo vibrante, colorido e muito interessante. A colônia espanhola, as dificuldades de comunicação, o desejo de retorno à terra natal estão presentes nesta trama. Ambições, muita adrenalina, indenizações, uma freira nada convencional e até um príncipe melancólico e doente fazem parte deste romance.

Sobre o livro

Achei a capa linda e adorei a combinação de cores. A diagramação é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável. Planeta de Livros arrasou mais uma vez nesta edição.

O livro é dividido em seis parte e cada uma começa com uma bela ilustração da cidade de Nova York. Mapa, cartazes, telegramas ilustram o texto e tornam a leitura ainda mais interessante.

Não se intimidem com as quase 500 páginas do livro, porque a leitura é muito fluida e rápida. A escrita da autora é ótima, interessante e envolvente. Este é um daqueles livros que você só consegue largar quando acaba a leitura. Leiam! Recomendo muito esta leitura. Depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.

Sobre a autora

María Dueñas é doutora em Filologia Inglesa e professora titular da Universidade de Múrcia. Deu aulas em universidades norte-americanas, é autora de trabalhos acadêmicos e participou de diversos projetos educacionais, culturais e editoriais.
As Filhas do Capitão
Autor: María Dueñas
Ano: 2018
Páginas: 496
Editora: Planeta de Livros
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Planeta | Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas