Clube da Leitura de Outubro - O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias


Olá queridos leitores!
Sábado foi dia do nosso Clube da Leitura. Aqui eu contei um pouco mais sobre a nossa história

Lemos e discutimos o livro Violino Cigano (e outros contos de mulheres sábias) - Regina Machado. Como sempre foi uma reunião deliciosa! Desta vez foi ainda mais especial, pois uma das participantes, além de fonoaudióloga é contadora de histórias e aceitou meu convite para nos contar uma história antes da discussão. Foi emocionante.

Sinopse
Das três filhas de um viúvo rico, apenas a mais nova, Leila, é flor que se cheire. As insuportáveis Dronha e Catina, além de invejarem a beleza e a simpatia da caçula, só poderão arranjar casamento quando esta tiver casado primeiro. E eis que a inveja e a raiva acabam levando Dronha a empurrar sua irmãnzinha em um precipício. Não há testemunhas. O sumiço da garota permanece um triste mistério para todos. Mas Leila voltará à vida na forma de um violino mágico, e nas mãos de um jovem pastor irá espalhar, com sua música, antigas verdades que por muito tempo ficaram ocultas.
Esta história da cultura cigana, que narra uma força feminina que ultrapassa a morte, e as outras histórias de amor, luta e sabedoria fazem parte do conjunto colorido e original que forma este volume. Coletados na tradição oral de vários países e povos, como o Brasil, o Tibete, o Turquestão, a Armênia e a Grécia, entreoutras, e narrados de maneira muito especial pela contadora de histórias Regina Machado, os contos de "O violino cigano" apresentam uma séria bastante variada de encantadoras (e corajosas) heroínas.
Minhas impressões
Gosto muito de ler contos! Algumas pessoas acreditam que contos são para crianças, mas mesmo os de fadas, podem e devem ser lidos por e para adultos. Estou aprendendo cada vez mais o poder das metáforas. Utilizo cada vez mais contos nos meu trabalho e acredito muito no seu poder terapêutico.

Os contos pesquisados e selecionados pela autora são maravilhosos. Gostei muito do seu trabalho de seleção e de orientação do material encontrado. Ao iniciar cada capítulo, Regina explica porque escolheu aquele conto. Ela parece conversar com o leitor e sua escrita me encantou. Não conhecia seu trabalho e fiquei apaixonada. Pretendo reler estes contos várias vezes. Aliás esta é uma dica, escolha um conto e releia várias vezes e/ou leia os contos alternadamente com outras leituras. Estes contos são fortes, de rara beleza e grande simbolismo. Recomendo muito esta leitura inspiradora!! Leiam e depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.


Sobre o Livro
Gostei da capa e da escolha das cores. As ilustrações de Joubert são belíssimas!! A diagramação é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável. A leitura  é  fluida e interessante. Companhia das Letras arrasou nesta bonita edição.

O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias
Autor: Regina Machado
Ano: 2004
Páginas: 130
Editora: Companhia das Letras
Classificação 5/5 - favoritado
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Em novembro vamos ler o livro Anarquistas graças à Deus, da querida Zélia Gattai e em seguida mostrarei aqui para vocês como foi nosso clube da leitura. Até o mês que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas