Eu Li: História Bizarra da Psicologia

Hoje é um dia muito especial, dia 27 de agosto comemoramos o dia do psicólogo. Parabéns para todos nós, psicólogos! Para comemorar muito bem esta data, escolhi este ótimo livro para mostrar para vocês. História Bizarra da Psicologia escrito pela jornalista Raquel Sodré, que é um dos lançamentos de 2018 da nossa parceria Editora Planeta de Livros.

Sinopse
Há séculos, o funcionamento da mente humana é motivo de grande curiosidade. Estudos, experimentos e tratamentos – dos mais simples aos mais bizarros – têm sido desenvolvidos sobre todas as esferas da psique. Na Idade Média, por exemplo, era comum pensar que pessoas com transtornos psíquicos tinham “o diabo no corpo”, e tratamentos como sangrias e acorrentamentos se tornaram habituais. Já as instituições psiquiátricas do século XVIII mais pareciam zoológicos, e a técnica da lobotomia virou “moda” entre os médicos nos séculos XIX e XX. Ao revelar casos absurdos, misteriosos e até engraçados da psicologia e seus pensadores, História bizarra da psicologia apresenta ao leitor as coisas mais improváveis já feitas desde que a humanidade começou a buscar explicações para o funcionamento da mente, provando que o legado dessa ciência vai muito além dos estudos realizados por Freud e seus sucessores e está repleto de bizarrices.
Minhas Impressões
Claro que ao saber deste lançamento, fiquei muito curiosa para ler o livro e ele não me decepcionou, muito pelo contrário! Um estudo sobre curiosidades, fatos diferentes e pouco explorados dentro da psicologia.

História Bizarra da Psicologia é divido em nove partes, nelas a autora escreve entre outros temas, sobre a ciência dos loucos e conta detalhes sobre os expoentes da psicologia, Freud, Jung, Reich. Todos a seu modo contribuíram e muito para a psicologia que conhecemos hoje, enfrentando dificuldades, resistências e preconceitos às suas idéias inovadoras e diferentes frente à época vivida. 

O capítulo sobre experimentos loucos, teoria da conspiração, transtornos e tratamentos modernos é interessante e muito bem construído, cheio de detalhes diferentes e que satisfarão a curiosidade do leitor.

Gostei particularmente da abordagem à psicologia a serviço do nazismo e a grupos terroristas, pois são assuntos poucos explorados fora da área da psicologia, ainda hoje. Muito interessante também o novo papel da eletroconvulsoterapia na medicina (uso de eletrochoques) e a nova cara da hipnose. As pesquisas mostram cada vez mais avanços e contribuições nestas áreas que antigamente eram usadas até mesmo como instrumentos de tortura.

Eu sou fã de livros escritos por jornalistas. Acho que são livros interessantes, bem escritos, com uma linguagem atual e de fácil entendimento. Observei tudo isso na  escrita da Raque. Seu livro é fluido e muito interessante. A autora usa  seu talento como jornalista, para abordar fatos e curiosidades sobre a psicologia. Alguns temas foram surpresa até para mim, psicóloga. O trabalho da Raquel foi muito rico, estudado com cuidado e atenção e bem desenvolvido. 

Sobre o Livro
Achei a capa muito sensacional, ela ilustra bem o livro e representa vários temas do livro. A diagramação é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável. A leitura  é  fluida e interessante, trazendo informações curiosas e interessantes que prenderão a atenção do leitor, do início ao fim. A Planeta de Livros arrasou nesta ótima edição.

Eu adorei esta leitura. Foi uma leitura leve, divertida e instrutiva, até para quem como eu, estudou e estuda psicologia até hoje. Recomendo muito esta leitura para leigos e curiosos sobre o tema e para os colegas psicólogos.

Sobre a autora
Raquel Sodré é natural de Niterói, mas viveu a maior parte da vida em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi onde estudou jornalismo e especializou-se na área de ciências, saúde e comportamento. Já escreveu para os jornais O Tempo e Super e para a revista Superinteressante, da Editora Abril. Foi também tradutora da versão brasileira do The New York Times. Em 2015, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo com o especial “Água”, sobre a crise hídrica mundial. Em 2017, mudou-se para Lisboa para especializar-se na área de indústrias criativas, estudo de tendências, sociedade e hábitos de consumo. No meio de todas essas atividades, dedica-se à sua louca paixão: a escrita.
História Bizarra da Psicologia
Autor: Raquel Sodré
Ano: 2018
Páginas: 336
Editora: Planeta de Livros
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta de Livros | Amazon

| ao som de Annie Lennox |

Comentários

  1. Clauo, parabéns pelo seu dia!!
    Eu achei tão interessante esse livro, adoro curiosidades também.
    E a capa está muito divertida, eu gostei.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu marido é hipnólogo e sempre teve curiosidade pela psicologia, tanto que pretendo juntar aos curso dele de PNL e Hipnose a psicologia logo mais, confesso que acho uma área interessante mas não faz meu gênero de estudos. Gosto de ouvir sobre o assunto, de saber das curiosidades e dia desses vi esse livro na Saraiva e fiquei tentada em ler. Você já assistiu The Alienist na Netflix? Tem cenas bem fortes, mas eu achei muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, assim que li o título pensei "finalmente um livro que ilustra o que digo" haha. Estou no segundo semestre da faculdade de desde já acho que todo mundo que estudou a mente humana é maluco, em especial o pessoal de Comportamental. Quando minha professora explicou o experimento do Watson com o bebê eu fiquei abismada!!! E terapia de inundação, então?!
    Mas, em fim, parece ser uma leitura ótima e muita engraçada :)
    Feliz dia do psicólogo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia feliz dia do psicólogo, profissão tão especial e importante nos dias atuais, livro interessante, imagino como pessoas antigamente sofriam por serem incompreendidas ainda bem que tem pessoas diapostas a ajudar. Bjs❤️💋

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o livro! Sou estudante de Psicologia bem iniciante, então to aceitando tudo que é recomendação de livros da área.

    Coloquei na minha listo de desejos <3


    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas