Eu Li: Cenas Londrinas - Virginia Woolf

Olá!
Hoje eu trago para vocês este ótimo livro da Editora José Olympio, do Grupo Editorial Record.
Cenas Londrinas, de Virginia Woolf, é um dos livros de abril que recebi da nossa parceria com a Via de livros.
SinopseCenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas.
Ficha técnica
Título: Cenas Londrinas
Autor: Virginia Woolf
Ano: 2017 
Páginas: 96
Editora: José Olympio
Avaliação: 5/5
Livro cedido em parceria com a  editora
Para comprar: Amazon
Adicione o livro no Skoob
Achei a capa muito bonita e diferente. Adorei o contraste das cores também. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento. Ótima diagramação, revisão perfeita.
O livro é composto de nove capítulos. Os ensaios que deram origem a ele, foram publicados originalmente entre 1931 e 1932 e continuam muito atuais. 
A escrita da Virginia é muito bonita, ela desenvolve um texto ágil e fluido, interessante de se acompanhar.  Seu olhar reflexivo,  nos leva a refletir como foi uma mulher a frente do seu tempo. Uma leitura diferente do que costumo ler e por isso mesmo, muito interessante.

Me senti passeando em Londres com Virginia Woolf. Este é o primeiro livro que leio da autora. Há alguns anos li  Vanessa e Virginia (Susan Sellers), cuja trama narra  detalhes do relacionamento de Virginia com sua irmã, Vanessa. Na época achei muito interessante e queria conhecer melhor esta autora tão intrigante e interessante, que tirou a própria vida ainda jovem e com uma carreira brilhante pela frente.
Este não é um livro sobre a autora, é um livro de observação. Virginia escreveu seis crônicas sobre Londres. Interessante notar como a autora "pinça" cenas aleatórias para compor suas histórias. As docas, maré, abadias e catedrais são cenários para nossa contemplação. A minha preferida foi Retrato de uma londrina. 
O livro serve como um passaporte. Virginia te conduzirá por uma Londres através do seu olhar e da sua contemplação. Recomendo muito a leitura desta jóia, deste presente, que merece ser degustado e apreciado. 
Estou pensando em sortear meu exemplar, o que você acha?



Comentários

  1. Li Orlando, Noite e Dia, As ondas e Mrs Dalloway porque tive uma fase bastante intensa de Virginia Woolf, também li o diário dela. Adoro Orlando. Um dos melhores dela, na minha opinião. Em português, para lhe ser sincera, li apenas 'noite e dia' e um diário dela. Mas já faz algum tempo. Esse que citou não conheço... se quiser sortear para mim, eu concordo. hahahaha (claro que isso foi uma brincadeira).


    bacio

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu li Ao Farol da Virginia e gostei muito. Esse já é uma leitura de diferente com as crônicas e acho que até gostaria mais. Fiquei interessada também por esse também junto com a irmã. Não sei onde vou parar com minha lista que só cresce, rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da Virginia Woolf, mesmo sendo uma autora clássica e bem conhecida. Fiquei bem interessada nesse livro, primeiro por ser de crônicas, adoro esse tipo de leitura. E segundo porque Londres é um lugar pelo qual sou apaixonada, quero muito conhecer. Um livro que junta duas coisas que eu gosto? Certamente vai pra lista de leituras!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Já faz um tempo que tenho interesse em conhecer as obras da Virginia, li alguns livros onde a escrita dela era citada e fiquei bem curiosa. Lendo sua resenha relembrei meu desejo de conhecê-la.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Virgínia faz um verdadeiro retrato de uma Londres caricata e discrepante, que só existiu naque tempo e só é possível conhecer através de relatos ou textos, eu também li esse livro e gostei bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas