Livro: Sísifo, Verena Kent - Editora Cultrix

Título:Sísifo | Autora:Verena Kast
Ano:2017 | Páginas:144 | Idioma:português
Editora:Editora Cultrix | Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5

Hoje trago para vocês Sísifo - Vida, morte e renascimento através do arquétipo da repetição infinita, escrito pela psicanalista junguiana Verena Kast, da nossa parceria Editora Cultrix (Grupo Editorial Pensamento).

Sinopse: O mito de Sísifo nos apresenta a imagem da repetição e esforço contínuo: a pesada pedra que precisa ser rolada morro acima e sempre escorrega outra vez para o vale, pouco antes de atingir o topo. Estabelecendo relações entre o mito e os processos psíquicos do homem contemporâneo, a renomada psicanalista junguiana Verena Kast reflete: serão os esforços humanos em vão ou existirá algum sentido neles? Analisando as tarefas cotidianas da vida nunca resolvidas ou eliminadas, a autora lança um olhar profundo para nós mesmos, nossas possibilidades de mudança e capacidade inesgotável de superação. Adicione este livro no Skoob.
Quem aqui gosta de leituras instigantes, que faça pensar, questionar, refletir? Eu amo e vocês?
Por causa disso escolhi este livro para ler e compartilhar com vocês.
Gosto muito de livros sobre mitologia e sobre psicologia junguiana. Embora não seja minha área de especialização, estas leituras sempre me chamam a atenção.
Mitologia é um tema sempre muito atual, interessante e instigante. Apesar deste livro ser de psicologia, ele pode ser lido por leigos, pois a leitura é muito agradável e de fácil entendimento.
O mito mostra que a pedra pesada, que representa um grande esforço, tem que ser empurrada por Sísifo morro acima, mas nunca chega à finalização. Sísifo está em contínuo esforço e não encontra a recompensa. Através do estudo do mito, a autora reflete sobre  as idéias que associamos a ele, a sonhos e símbolos, elaborando um texto dinâmico e que prende a atenção do leitor começo ao fim.
Resistência, frustração, perseverança, tolerância, obstinação, são alguns aspectos analisados neste interessante livro.
Uma das coisas que mais gostei foram os exemplos que a autora utiliza para explicar o mito Sísifo. Estes exemplos enriquecem o texto e facilitam a compreensão do mesmo.
Durante a leitura separei várias interpretações da autora para compartilhar com vocês. Achei interessante também Verena citar no livro outros autores que estudaram este mito anteriormente.

" A pequena mudança possível, pode tomar o lugar do grande projeto impossível, quando se aceita a repetição."

"...em nossos maiores problemas reside também o nosso maior potencial de desenvolvimento. Nossos problemas nos desafiam constantemente, provocando assim nossa evolução."
A capa ficou linda, ótima diagramação. Letras em tamanho confortável à leitura e páginas amareladas. A escrita da Verena Kast é ótima e a tradução da Denise de Carvalho Rocha é impecável. Texto bonito, bem escrito, sem erros de ortografia, do jeito que a gente adora!
Este é o mais novo lançamento desta coleção incrível que conta com mais  8 livros. São eles: Édipo, A Grande mãe e a criança divina; Prometeu; Sêmele, Zeus e Hera; O livro de Lilith; O Herói; Medéia; Eros e Psiquê. Sísifo é o primeiro deles que eu leio e os outros já estão na minha lista de futuras leituras. Aguardem os posts aqui.

Recomendo muito esta leitura. Vocês podem comprá-lo na Amazon e nas demais livrarias. Leiam! E depois me conte o que acharam.

Comentários

  1. Que indicação show, pra quem gosta de psicologia. Suas indicações são sempre muito bem vindas... anotado! bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,
    Camus tem uma reflexão muito boa sobre o mito de Sísifo e eu adoro figuras mitológicas. O livro deve ser bem legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau, adoro as suas dicas bem variadas de leitura. Só vou aumentando a minha lista.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas