Eu Li: Ilhós, Carol Rodrigues - Editora E-Galaxia


A dica de hoje é um livro diferente e muito interessante.
Sempre recebo duas opções da e-galaxia para escolher o livro do mês. Eles são sempre em e-book. Procuro a cada mês escolher um gênero diferente e assim sair do lugar comum.
Para novembro escolhi Ilhós, de Carol Rodrigues, publicado pela nossa parceira Editora e-galaxia. O fato do livro fazer parte de um selo coordenado pela talentosa escritora Noemi Jaffe pesou na minha decisão de escolha também.
Carol tem uma escrita bonita e vigorosa. Diferente, é preciso ficar atenta à leitura. Esta não é uma leitura muito fluida, ela é mais densa, intrincada, mas muito interessante, nada maçante. Gosto muito de livros com dois personagens, que intercalam os capítulos. Acho que isto dá um bom fôlego à trama. É o primeiro livro que leio desta autora e fiquei curiosa para ler seu outro livro Sem vista para o mar.

Sinopse: Numa mistura um pouco estonteante de delicadeza e crueldade, entre um fundo lírico e uma prosa seca, os contos de ilhós exploram o desafio proposto para a autora: um texto dividido em duas partes, com dois personagens, cada um em uma parte. Em uma delas o personagem só vive no tempo e, na outra, o personagem só vive no espaço. É partindo dessa aparente limitação formal que a autora explora questões já presentes em seu premiado livro Sem vista para o mar (contos de fuga).
Este livro faz parte do Selo JOTA, que tem coordenação e curadoria de Noemi Jaffe. A ideia original desta coleção partiu do pioneiro e consagrado Oulipo, grupo de escritores entre os quais se incluíam Italo Calvino, Raymond Queneau e Georges Perec. Todos os livros do JOTA partem de um desafio, de restrições narrativas que, por paradoxal que pareça, atuam de maneira a incrementar o texto ficcional.


Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 0,80
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,80
Revisão: 1,00
Nota: 4,60 - muito bom
Livro cedido pela editora
Adicione o livro no Skoob.

Achei a capa bonita e simples. Diagramação excelente, ortografia impecável, capítulos bem estruturados. Achei a narrativa muito bem escrita, mas difícil de acompanhar, inclusive por conta do tema. O livro me deixou uma sensação onírica. Foi uma leitura muito diferente do que estou acostumada a ler, e por isso talvez meu estranhamento. Eu normalmente não releio livros, mas este é um dos que pretendo reler mais para frente. Apesar de ter apenas 43 páginas a leitura não foi muito rápida, foi mais elaborada, não achei uma leitura fluida. Este livro com certeza me tirou da minha zona de conforto!

Ficha técnica:
Título: Ilhós
Autora: Carol Rodrigues
Ano: 2017 
Páginas: 43
Idioma: português 
Editora: e-galaxia

Recomendo este livro para leitores acostumados com (e que gostem de)  leituras mais elaboradas. 
Os e-books têm grandes vantagens, além da praticidade, os valores são bem mais acessíveis.
Você pode comprar o livro Ilhós na Amazon e no site da E-Galaxia.

Comentários

  1. Carol Rodrigues é excelente. Vale muito a pena ler Sem vista para o mar. Uma dica: você pode comprar diretamente com a própria autora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, não abro mão de ler livros digitais. Além de serem práticos e evitam estragar os livros físicos na bolsa durante as viagens em transportes lotados por exemplo, eu acho que é uma forma de contribuir com a natureza e evitar gastos com papel (embora eu seja a louca viciada que ama cheiro de livro novo, rsrs). Esse livro ainda não li, mas fiquei curiosa e quem sabe eu coloque em minha meta para 2018. ;)
    Bjks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas