O Diário Bipolar, Manoela Serra - Editora Autografia

Título: O diário bipolar | Autora: Manoela Serra
Ano: 2016 / Páginas: 120 
Editora: Autografia

Olá queridos!
A resenha de hoje é de um livro muito interessante. O diário bipolar, de Manoela Serra, da nossa parceira Editora Autografia.

SinopseManoela Serra conta sua história com o Transtorno Bipolar em novo livro. Contando momentos que viveu ligados aos transtornos e como esses a afetaram em diversas situações e eventos, Manoela busca ajudar quem passa pelo mesmo que ela. A autora procurou diversas obras que pudessem auxilia-la durante sua jornada, mas nunca encontrou algo que verdadeiramente a tocasse: por isso, decidiu ela mesma produzir. Com histórias emocionantes e uma linguagem fluida, O Diário Bipolar pode ser apreciado por diversos públicos, não só por quem passa pelos transtornos mentais, apesar de serem o foco da obra. Envolve qualquer tipo de leitor e o leva para tudo que Manoela sempre sentiu durante sua vida. Reflexivo, o livro merece atenção devido a sua utilidade pública a tantos que precisam.

Quando soube que este livro estava disponível para leitura, imediatamente fiz minha solicitação. Estudo desde a época da faculdade o transtorno bipolar, que na época ainda era conhecido como psicose maníaco-depressiva.
O que eu achei mais bacana deste livro é que ele foi escrito por uma pessoa que vivencia este transtorno. Não é um livro técnico, escrito por um profissional da saúde. É um relato corajoso e verdadeiro. Manoela mostra as nuances, dificuldades e dramas vivenciados por uma portadora deste transtorno.
Escrito na primeira pessoa, a vivência de Manoela prende a atenção e dá uma mostra deste universo tão particular e complexo. Gostei muito do relato sobre a família, principalmente sobre a irmã gêmea da autora. A família costuma ser muito afetada também. 
O livro é uma mensagem de esperança. Manoela mostra que com tratamento adequado é possível ter uma ótima qualidade de vida e viver integrado, trabalhando e estudando.
Achei muito interessante quando Manoela mostra que nas suas pesquisas a maioria de testemunhos positivos são histórias de pacientes masculinos. Com as mulheres, a literatura mostra um enfoque mais "sofrido" e com menos sucesso na remissão dos sintomas. Concordo com a autora, também percebi este dado nas minhas leituras.
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 0,50
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,50
Revisão: 1,00
Nota: 4,00 - Bom
Livro lido em parceria com a editora
Adicione o livro no SKOOB

Achei a capa incrível, adorei! Ótima diagramação, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento. O livro é um relato da autora e creio que o ritmo de leitura acompanha o fluxo de pensamento da autora. Manoela "conversa" com o leitor, de forma simples e descontraída. É um texto fluido e diferente.

Ficha técnica
Título: O diário bipolar 
Autora: Manoela Serra
Ano: 2016 
 Páginas: 120
Idioma: português 
Editora: Autografia

Sobre a autora: Manoela Serra nasceu em 16 de julho de 1984 na cidade do Rio de Janeiro. Mudou-se para Brasília em meados de 1988 quando seu pai, na época militar da aeronáutica, foi transferido. Desde pequena teve problemas afetivos, mas foi, somente em 2009, diagnosticada com o Transtorno Bipolar do Humor com Síndrome do Pânico. Após, começou seu tratamento, com êxito, tomando estabilizadores de humor com outros complementares, com psicoterapia e exercitando seu lado espiritual, conseguindo uma melhor qualidade de vida depois de anos de sofrimento, comum a vários bipolares.

Indico este livro para pessoas leigas também. Não é necessário formação em saúde mental para gostar deste livro. Leiam e depois me contem o que acharam. Para comprar O diário bipolar, acesse o site da Autografia Editora.




Comentários

  1. Livros assim, além de muito interessante, podem ser muito úteis para muita gente que passa pelo mesmo problema. Gostei da Dica. Beijos Regina

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante ler um livro pelo lado de dentro, pelos olhos de quem vive a experiência na pele. Tive uma colega de faculdade (morávamos juntas) que era bipolar. Conheci o transtorno de perto também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro importante Talita!!
      Não é fácil, mas é possível ficar bem sim.
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas