Livro: O Menino de Boa Esperança - Autografia Editora

Eu gosto muito de livros autobiográficos. Normalmente eles são interessantes e prendem minha atenção. Foi isso que aconteceu na leitura deste livro inspirador!
Utilizando-se de um alter ego, Francisco Luiz, Sergio Douglas, um jovem carioca, narra sua incrível história de superação. 
Tudo bem que estou em casa, de molho, de pé quebrado, mas o fato de ter devorado o livro numa tarde, não se deve só a este detalhe. Não! É que o livro tem uma trama tão incrível que é impossível largá-lo pela metade. 
O autor começa o livro contado sobre seus avós e pais. Numa linguagem franca e contundente, narra as dificuldades extremas vivenciadas principalmente por sua avó materna, Marieta e sua mãe, Benedita. Criado com um irmão por parte de mãe, Francisco Luiz tem uma infância paupérrima, cresce subnutrido, com muitas privações materiais, mas com amor da sua mãe e do seu irmão. 
O que eu mais gostei do livro, foi conhecer esta historia através do olha ingênuo e terno deste menino. Uma criança mirradinha, franzina, que desde de cedo aprendeu que para ter algo, teria que batalhar muito.  
Num lance inspirador, percebe desde cedo (ao contrário da mãe e do irmão) que  a escola, fará a diferença em sua vida. Ele foi o primeiro na família a terminar um curso técnico, a ter formação em ensino superior (formado em direito). A passar em um (um não, em todos os) concursos públicos que prestou!
Acostumado a trabalhar desde cedo, pois nada cai do céu para esta família, nosso menino  tem na mãe e na avó, modelos de independência e força para o trabalho. Francisco aproveita cada oportunidade e com garra, educação e determinação surpreende a todos.
Sergio mantém coragem e mostra facetas fortes e por vezes difíceis dos seus familiares, como agressividade, envolvimento com prostituição, relações abusivas. Bem como uma fé (materna principalmente) arraigada e que beira o fanatismo. Por outro lado mostra também ética, valores nobres que moldam seu caráter e muitas vezes surpreendem as pessoas.
Algumas passagens me emocionaram muito, como a que a Benedita o leva para passar o dia na casa de uma das suas clientes (nesta época ela trabalhava como doméstica).O olhar de descoberta, de maravilhamento do personagem é de arrepiar de tão lindo. Naquele momento ele diz que um dia morará por ali...até isto acontecer vamos acompanhar sua trajetória de lutas, sofrimentos e descobertas. Minha vontade é contar aqui o livro todo, mas vou deixar para vocês muitas passagens interessantes.
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,90
Revisão: 0,90
Nota: 4,80 - Ótimo
Livro cedida em parceria com o autor
Gostei muito da capa! Letras em tamanho confortável, boa diagramação, folhas amarelas. Alguns errinhos ortográficos bem pequenos passaram pela revisão, mas não comprometem a leitura. O principal aqui é a história de vida do autor, ele é o protagonista da trama. 
Sinopse: O romance conta a história de um garoto da periferia do Rio de Janeiro que lutou para vencer a barreira da miséria. Filho de mãe solteira, o rapaz não teve referencias familiares em que pudesse se inspirar. Ao longo da vida, foi conhecendo pessoas e passando por situações que o fizeram acreditar que tinha inteligência suficiente para conseguir ir longe. Dotado de uma determinação implacável, este herói popular teve a audácia de determinar claramente, ainda na adolescência, seus ambiciosos objetivos pessoais. Munindo-se de muita coragem, força de vontade e fé no que não podia ver, ele usou toda sua garra e talento para deixar de lado os mais duros empecilhos da vida e tornar-se um homem realizado
Sobre o autor: Sérgio Douglas é carioca e cresceu no bairro de Boa Esperança, na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. Teve uma infância humilde e se formou em técnico em contabilidade no ensino médio. Em 2000 começou sua história no Banco do Brasil, no cargo de escriturário. Formou-se em Direito e fez pós-graduação em Gestão Empresarial. Ainda se especializou em Economia e Finanças e Gestão de Fortunas. Atualmente é consultor financeiro do Banco do Brasil Private.
Recomendo muito esta leitura inspiradora! Leia e depois me conte o que achou.
Você pode comprar este belo livro no site da Autografia Editora ou na Amazon.


Comentários

Postagens mais visitadas