Clube da Leitura Cia Ilimitada - Nossas Noites (Editora Companhia das Letras)


Nosso Clube da leitura da Companhia das Letras de outubro foi delicioso.
Completamos 30 livros lidos!! 
Que emoção mediar um grupo tão especial, comprometido, com tantas apaixonadas pela literatura como eu.
Deliciosas discussões que agregam, emocionam e fazem a vontade de ler aumentar cada vez mais.


Este mês o livro escolhido foi Nossas Noites, de Kent Haruf, Editora Companhia das Letras
SinopseEm Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

Que romance MARAVILHOSO! Haruf foi de uma delicadeza ímpar neste belo livro. 
Addie é uma mulher sozinha, que redescobre com Louis o prazer da companhia, de não se sentir só. Uma mulher madura, corajosa e auto-suficiente.
O autor sutilmente coloca na trama ingredientes capazes de mexer com o equilíbrio desta mulher. A chegada do neto, a desconfiança do filho, o luto não vivenciado da primeira filha. 
É um livro com tantas possibilidades, mas ao mesmo tempo uma leitura que flui, que você lê rapidamente. Poético e emocionante. Eu adoraria ser amiga da Addie.

O clube foi uma discussão sensacional, onde cada leitora contribuiu com suas vivências e suas próprias experiências. A questão da companhia foi muito bem trabalhada na história.
Me questionei se assim como o filho, na trama, também não tenho o mesmo tipo de "proteção" com meu pai...refleti mais ainda sobre o processo de envelhecimento e sobre as ESCOLHAS das pessoas mais velhas. 

Há 15 dias o Netflix disponibilizou o filme deste livro incrível, com um elenco ótimo, estrelado por Jane Fonda e Robert Redford. Assista! Vale a pena.

Leia o livro! Espero que ele te encante também.
Em novembro vamos discutir Não Me Abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro, do ganhador do Nobel de literatura 2017.

Comentários

  1. Cláudia,
    Eu assisti ao filme e fiquei encantada! Agora deu vontade de ler o livro!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas