Cinema: O Castelo de Vidro (Paris Filmes)

Participei semana passada da Cabine de Imprensa da Paris Filmes do longa O Castelo de Vidro. Estava muito ansiosa para assistir este filme, pois na época que li o livro (em 2012) , ele me deixou muito chocada com a história. Baseada em fatos reais, o livro escrito pela jornalista Jeannette Walls tornou-se um best-seller e acho que o filme tem tudo para ser um grande sucesso.
Gostei muito do filme. O título do filme por si só é triste. Representa os sonhos, promessas e as expectativas não realizadas pelos pais desta complicada família. Algumas cenas mexem com os expectador de forma forte, como a cena da piscina, onde o pai de Jeannette a joga na água diversas vezes, mesmo sabendo que ela, pequena, tinha medo e não sabia nadar. A justificativa? Que ela precisa ser forte e aprender a nadar "na marra".
O filme ficou um pouco mais leve que o livro (pois é se você achar que ele é bem pesado, multiplique um tanto mais e terá o livro) e mais romanceado. Algumas cenas mais ternas não encontrei no livro. No filme é possível entender a patologia do pai, um alcoólatra, mas não fica clara a patologia da mãe. Acredito que os dois tinham graves distúrbios emocionais e psiquiátricos. 
Mais uma vez não consegui sentir empatia pelos pais e não vi resiliência neles.  O mais bonito do filme é observar como os quatro irmãos conseguem manter a sanidade e a busca por uma vida normal através da sua união e do necessário afastamento dos pais. 
Outro ponto bacana no filme é a projeção no final de cenas reais, filmadas e fotografadas. Achei o pai real muito parecido com o seu intérprete, ator Woody Harrelson!
Terminei o filme com a mesma sensação que terminei o livro, me sentindo inconformada, questionando as relações patológicas desta família desestruturada. Depois desta história é inevitável se sentir uma boa mãe...
O filme é dirigido por Destin Daniel Cretton, de ‘Temporário 12’, e retrata a rotina de uma família instável e nômade, a partir da perspectiva de Jeannette, interpretada por Brie Larson, vencedora do Oscar de melhor atriz por 'O Quarto de Jack'.  Brie mais uma vez arrasa no papel. Um papel forte,  com intensa carga dramática, de uma mulher forte que desabrocha de uma menininha sensível.
Sinopse: Crônica das aventuras de uma família excêntrica, resiliente e intrigante, “O Castelo de Vidro” apresenta uma notável história de amor incondicional. A vencedora do Oscar®, Brie Larson dá vida o best-seller mais recente de Jeannette Walls, que, influenciada pela natureza alegremente selvagem de seu pai profundamente disfuncional (Woody Harrelson), encontrou a determinação ardente de criar uma vida bem sucedida em seus próprios termos.
Ficha técnica
Direção: Destin Daniel Cretton
Roteiro: Destin Daniel Cretton, Andrew Lanham
Elenco: Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts, Max Greenfield, Sarah Snook, Robin Bartlett
Classificação: a definir

O livro que inspirou o filme ficou por sete anos na lista de best-seller do “The New York Times” e é publicado no Brasil pela Globo Livros. Eu o li em 2012. É um livro muito, muito forte, escrito por uma pessoa forte. Gostei muito da escrita e da coragem da Jeannette, ao retratar sua família.
Como ganhei um exemplar desta nova edição, vou sortear entre meus seguidores no Instagram. Fiquem de olho lá também.
Assistam o filme  e depois me contem o que acharam! Os créditos das fotos são da Paris Filmes.



Comentários

  1. E lá vou eu atrás do livro. Já tinham me sugerido a leitura, mas deixei passar porque estava com 'precisamos falar sobre Kevin' e esse livro foi bastante indigesto. Realidade demais. rs

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas