Mãe Sem Manual (Rita Lisauskas) - Eu Li!!

Finalizei a leitura do delicioso Mãe sem manual, da Rita Lisauskas, da nossa parceira Editora Belas Letras. Acabei da leitura abraçando o livro e querendo abraçar a Rita também. Que livro gostoso! 
Quem nunca se perguntou, cadê o manual?! Como entender aquela criaturinha que acabou de chegar na sua vida e chora, resmunga e muitas vezes você não sabe como agir?!
Apesar de ter filhos adolescentes, adoraria ter lido este livro ainda na gestação. Seria muito útil, teria uma amiga para compartilhar ainda mais estes momentos tão especiais. Na época que meus filhos nasceram a internet engatinhava. Fiz curso na maternidade, na gestação da Letícia e ajudou bastante, para a parte prática da maternidade.
Apesar de ter passado desta fase a leitura foi muito boa e construtiva. Me proporcionou rever emoções e lembranças que ficaram no passado.
Acompanho a escrita da Rita há tempos, pois além de jornalista, ela é blogueira também, autora do Blog Ser Mãe é Padecer na Internet.
Na contra-capa Rita explica: "Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza que no fundo está errado" e por aí você pode imaginar como é este "não manual", como a autora o descreve.
O livro é lindo, colorido, ilustrado e proporciona uma leitura leve, de temas importantes, e que deixa uma sensação muito boa no seu término.
Rita discute vários temas importantes, expectativas, medos, ansiedade, visitas, trabalhar fora, o papel do pai.
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - Excelente
A capa é muito fofa, adorei a combinação de cores que também acompanha as ilustrações de Thaiz Leão. Gostei muito dos tópicos, da forma leve e descontraída como foram abordados. Diagramação incrível da Belas Letras, eles sempre arrasam neste quesito! Páginas amareladas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento. Revisão impecável.

Ficha técnica
Título: Manual sem mãe
Autor: Rita Lisauskas
Ano: 2017 
Páginas: 112
Idioma: português 
Editora: BelasLetras

Lido em parceria com a editora

Sinopse
A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando.

Sobre a autora
Rita Lisauskas é jornalista, apresentadora de telejornal e blogueira. Quando Samuca nasceu, em 2010, começou a escrever sobre essa jornada insana da maternidade porque sacou que os primeiros tempos com o recém-nascido nem de longe se pareciam com as propagandas de sabonete para bebê – que mostram a mãe linda, penteada e feliz ao lado de um neném sempre tranquilo e sem cólicas. Nasceu assim o blog “Ser mãe é padecer na internet” que passou pela Revista TPM e depois migrou para o portal do jornal “O Estado de S.Paulo”. Rita é casada e mãe de Samuel, 7, e madrasta de Lucca, 13 e Raphael, 17.
Super recomendo a leitura, para mamães, papais e quem mais queira saborear este momento especial. Você pode comprar o Mãe sem manual no site da Editora Belas Letras ou nas livrarias. 

Comentários

  1. Olá Claudia,
    Obrigada pela visita no blog.
    Que graça a Rita Lisauskas, lembro dela na Rede TV!
    Beijos, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Acho a Rita uma ótima jornalista e agora como escritora tenho certeza que também será sucesso. Só o título do livro já anima de ler...eu queria muito ter uma manual hahahah

    ResponderExcluir
  3. Adoro o blog da Rita e já estou morrendo de vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  4. Clau
    eu adorei o livro. Adoro a Rita (e ela é nossa vizinha sabia??)
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  5. OI Clau, todas se perguntam cadê o manual. kkk. Fiquei bem curiosa com o livro mesmo também já tendo filhos adolescentes.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau. A Rita é super bacana, já acompanho na internet e agora fique com vontade de ler este livro! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas