20 de Junho - Dia do Refugiado

Hoje, 20 de junho é comemorado o dia do refugiado.
Nós, aqui no brasil, não temos o real impacto deste flagelo social
Estima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a fugir em busca de paz e encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e a África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais oferecem proteção aos refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.

Para marcar a data, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promove uma agenda de atividades. "Espero que não vejam o refugiado e a refugiada apenas como vítimas de atrocidades, mas também como pessoas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade", disse a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, sobre a importância das iniciativas.

Entre as ações mais interessantes, recebi esta indicação de leitura: Poesias para paz, da Editora do Brasil
Sinopse: A paz, um tema caro à humanidade, virou poesia nas mãos criativas dos escritores César Obeid e Jonas Ribeiro. Com ritmo e rimas, a dupla fez poemas para que as crianças se divertissem e pudessem refletir sobre respeito, solidariedade e diálogo; frutos cotidianos da paz. Esta é a terceira produção conjunta destes autores, que já lançaram pela Editora do Brasil os títulos “A escada transparente” e “O menino de muitas caras”. As ilustrações da argentina Vanina Starkoff, complementam o texto, trazendo muitas cores, leveza e detalhes que transmitem uma sensação de paz verdadeira. 
César Obeid possui mais de 25 livros publicados por diversas editoras, como FTD, Moderna, Scipione, Mundo Mirim, Panda Books. Pela Editora do Brasil possui cinco livros publicados, dois deles com o escritor Jonas Ribeiro.Em 2010 foi o escritor homenageado na cidade de Catanduva, no evento “Fazer Literário” produzido pelo Sesc.
Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura pela PUC-SP. Fez teatro, contou histórias em hospitais públicos e escolas, além de lecionar Redação. Escreve desde os 16 anos e com 41 anos já havia lançado seu centésimo livro, com mais de 600 mil exemplares vendidos. Entre as editoras que possuem seus livros publicados estão Callis, Cortez, Dimensão, Brinque-Book, Paulus, Ave Maria, Mundo Mirim. Com esse livro, possui na Editora do Brasil 20 livros publicados, três deles com o escritor César Obeid.

No Blog Mamãe Prática, das minhas amigas Fabi e Mari, encontrei uma história emocionante, da Razan, refugiada que veio de Allepo, na Síria. Não deixem de conferir!
São histórias emocionantes e que merecem nossa atenção. Visitem as páginas e depois me contem o que acharam.

Comentários

  1. Nossa, Clau, essa é uma data que não temos a real dimensão do problema. E ter um livro falando da paz é inspirador.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada no livro de poesia! Adoro poesia e essa temática é incrível!

    ResponderExcluir
  3. Clau, obrigada por citar a história da Razan que publicamos no Mamãe Prática. E que coincidência, não tinha visto que esta semana é celebrado o Dia do Refugiado!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que bacana, não é mesmo?!
      Fiquei emocionada com a história dela, Fabi
      Bjs

      Excluir
  4. Ótimo.post, pois com certeza muitos não sabem,/ não fazem ideia da dimensão

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  5. Não sabia do dia do refugiado. Aqui no Brasil não temos o impacto, mas aqui no Rio tem muitos refugiados que foram ajudados pelo Charitas e pela população. Eles se espalharam vendendo comidas nos bairros e temos várias histórias deles.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas