O Mundo Perfeito: Eu Li!!

Título: O Mundo Perfeito
Autor: Cláudia Marczak
Ano: 2016 
Páginas: 202
Idioma: português 
Editora: Penalux
Livro cedido em parceria com a editora
Classificação: 5/5

Este foi o livro que escolhi para ler no mês de janeiro, na minha parceria com a Editora Penalux. Sua sinopse me chamou a atenção, eu solicitei e fui prontamente atendida.
O livro me surpreendeu positivamente. Cláudia Marczak nos presenteia com uma ótima leitura. Um livro denso, forte, intenso e muito, muito bem escrito. Gostei do tom adotado pela autora. Narrado em terceira pessoa, temos aqui uma estória interessante e atual.
Começando pelo prefácio da querida e talentosa Maria Valéria Resende, só poderia esperar um bom livro! Acabei a leitura atordoada. Favoritado!

Luisa, personagem principal, é uma mulher rica e infeliz, que tem uma vida "perfeita", um marido dedicado e amoroso, um casal de filhos, condição financeira excelente, uma ótima casa, empregados e uma vida vazia.
Acredito que a formação da escritora influenciou positivamente a construção dos personagens. Claudia Marczak é minha colega, psicóloga também  e acho que isto explica em parte o rico universo psicológico apresentado na trama.
A autora descreve o assombro e a insatisfação da personagem em relação aos seus filhos. Filhos estes que fogem do padrão de beleza e com os quais não consegue estabelecer vínculos afetivos.  Luisa tem um olhar crítico sobre os filhos, nada maternal, que a princípio pode chocar. Externa seus pensamentos e sentimentos (ou falta deles) com liberdade e sem pudores.
Ao conhecer Severino, um pedreiro que presta serviço em sua casa e seus filhos gêmeos, tem início uma nova fase na sua vida. Os gêmeos representam tudo o que sempre quis que seus filho fossem, lindos e inteligentes. Luisa não  enxerga nos filhos os potenciais e a beleza que vê nos gêmeos de Severino.
Claudia Marczak consegue criar uma trama tensa, extremamente sensual e interessante no encontro de Severino e Luisa. Aqui não há amor, há pele, desejo, há fogo. Luisa não vê traição, mas sim um escape de um mundo aparentemente perfeito e vazio, muito vazio.
Sua obra tem traços que lembram a escrita de Machado de Assis e ela me encantou. 
O livro  prendeu minha atenção e fiquei na expectativa do desenrolar desta estória diferente e envolvente. A autora nos mostra que as coisas podem e muitas vezes fogem do nosso controle e que as aparências enganam...
De cara a capa linda me conquistou, aliás as capas da Penalux são sempre maravilhosas. Esta especialmente, reflete bem a mensagem do livro. Além da capa, a diagramação da Penalux sempre arrasa e desta vez não foi diferente.Folhas amarelas e encorpadas, letras em tamanho confortável, revisão perfeita, tudo contribuiu para uma excelente leitura.
Foi minha melhor leitura de janeiro e uma das melhores que fiz nos últimos tempos.  Acabei o livro dizendo uau...que livro bom! Recomendo muito.
Leia e depois me chame, vou adorar discutir este livro com você.
Sinopse: "O cheiro de tabaco de Severino tomava o ar. Eduardo nunca fumara. Eduardo nunca fizera nada que não fosse politicamente correto. (...) Estava cansada. Eduardo beijou sua nuca levemente. Luisa sentiu vontade de chorar." Luisas, como a do romance de Cláudia Marczak, são mulheres que percebem tarde que o mundo escolhido não é o que almejaram. A única liberdade se encontra na ousadia de aventurar-se. Os romances de Marczak são portas para o universo feminino, aparentemente desconhecível, mas, na obra da autora, cada vez mais desnudo, claro e profundo. O romance O Mundo Perfeito me fez cair de um cosmo idealizado em direção à matéria pecaminosa. Não há um justo sequer, homem ou mulher". (Anderson Fonseca - Escritor.)

Sobre a autora: Cláudia Marczak é professora e psicóloga. Nasceu em Santos, litoral de São Paulo. Tem dois livros de poemas publicados, Caos e Lugar Algum e um romance, A Flor da Pele, publicado pela Editora Penalux.

Você pode comprar o livro  no site da Penalux.

Comentários

  1. Deve ser um livro bem legal, adorei sua resenha. essa coisa de vida perfeita não existe e muitas vezes temos a sensação de vazio. esse livro deve ajudar a ver a vida de um outro jeito.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a mensagem do livro!! Pela sinopse e breve resumo seu dá pra ver que vale muito a pena a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Interessante tocar na ferida da mãe que não ama prontamente e incondicionalmente os filhos e desbravar esta história com os desdobramentos de uma vida aparentemente perfeita, mas completamente vazia. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei a resenha e fiquei super curiosa parâmetros, vou procurar.

    ResponderExcluir
  5. OI Claudia, você só faz aumentar a minha lista de livros desejados
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super curiosa para ler o livro! Uma história bem atual, onde pessoas vivem infelizes dentro de suas "vidas perfeitas". Adorei a Dica! Beijos Regina

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda!!
    Fiquei apaixonada pela premissa e se foi favoritado já vai pra minha lista.
    Adorei a dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa amiga realmente parece intenso como você descreve no inicio do post. Fiquei bastante interessada!


    http://www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir
  9. Uau...deve ser um história de perder o folego mesmo...gostei dos detalhes...
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  10. Pelo seu resumo fiquei muito curiosa para ler o livro.

    Beijos
    www.agorasomospais.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas