Snowden - Herói ou Traidor

Assisti o filme Snowden - Herói ou Traidor, na Cabine de Imprensa, no Espaço Cultural Itaú à convite da Cinnamon Comunicação e foi uma experiência muito interessante! Confesso que não via com bons olhos este moço, achava que era um "hacker", que estava fazendo muito barulho, mas não tinha muita idéia do tamanho do imbróglio.
Bem, sai do cinema impactada com o filme, revendo minha opinião sobre o Snowden e muito reflexiva. 

O filme dirigido por Oliver Stone é muito bem feito. Num estilo próximo do documentário, ele nos apresenta Edward Snowden, um funcionário da CIA, com uma carreira brilhante, uma pessoa extremamente inteligente e capaz que questiona operações de internet que nós, meros usuários, não fazemos idéia de como ocorrem. O filme é eletrizante e você torce pelo Ed, pois fica claro que ele luta contra uma máquina muito poderosa e avassaladora. É muito assustador perceber o controle que os EUA têm sobre o mundo. O filme aborda sua trajetória profissional, seu relacionamento com a namorada e suas crises de epilepsia. Particularmente achei esta abordagem muito interessante, pois ele pára de tomar a medicação para controle das crises ao perceber que ela interfere no seu raciocínio, deixando mais lento. Esta passagens dão ao personagem um aspecto mais humano e empático. 
SINOPSE: Em 2013, sem fazer alarde, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) deixa seu emprego na NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) e voa até Hong Kong para encontrar-se com os jornalistas Glenn Greenwald (Zachary Quinto) e Ewen MacAskill (Tom Wilkinson), além da cineasta Laura Poitras (Melissa Leo), para revelar os programas de vigilância digital do governo dos EUA, cujas proporções eram épicas. Um prestador de serviços de altíssima segurança com exímias habilidades de programação, Ed descobriu que uma montanha de dados virtuais estava sendo reunida para monitorar todas as formas de comunicação digital, não apenas de governos estrangeiros e grupos terroristas, mas também de cidadãos norte-americanos comuns.
Desiludido com seu trabalho na comunidade de inteligência, Snowden reuniu meticulosamente centenas de milhares de documentos secretos com o intuito de expor toda a dimensão dos abusos cometidos. Após terminar seu longo relacionamento com Lindsay Mills (Shailene Woodley), Ed encontra coragem para agir de acordo com seus princípios. Snowden revela a história não contada de Edward Snowden e examina as forças que levaram um jovem patriota e conservador, ávido por servir o seu país, a tornar-se um delator histórico, além de levantar questionamentos provocativos a respeito de quais liberdades estamos dispostos a abrir mão para que o governo nos proteja.
De Oliver Stone, diretor vencedor de 3 Oscars®, Snowden é uma emocionante análise pessoal sobre uma das figuras mais polarizadoras do século 21, o homem responsável pelo que foi descrito como a mais abrangente violação de segurança da história da inteligência dos EUA.
Estrelado por Joseph Gordon-Levitt (A Origem, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge), o elenco conta com Shailene Woodley (Divergente, A Culpa é das Estrelas), Zachary Quinto (da série de TV “Heroes”, Star Trek), Melissa Leo (O Vencedor, Rio Congelado), Tom Wilkinson (Batman Begins, Conduta de Risco), Rhys Ifans (O Espetacular Homem-Aranha, Um lugar Chamado Notting Hill), Timothy Olyphant (da série de TV “Justified”, Duro de Matar 4.0), Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas, A Lenda do Tesouro Perdido), Scott Eastwood (Gran Torino, Corações de Ferro) e Joely Richardson (da série de TV “Nip/Tuck”, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres).
O filme é dirigido por Oliver Stone (Platoon, JFK: A Pergunta que Não Quer Calar). O roteiro foi escrito por Stone e Kieran Fitzgerald (Dívida de Honra, The Ballad of Esequiel Hernández), com base nos livros Os Arquivos Snowden, de Luke Harding, e Time of the Octopus, de Anatoly Kucherena.
FICHA TÉCNICA
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Oliver Stone, Kieran Fitzgerald, Anatoly Kucherena, Luke Harding
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, entre outros
Ano: 2016
Duração: 02h14min
Gênero: Biografia, Drama, Suspense
Todas as imagens foram retiradas do site AdoroCinema
Recomendo muito este filme! 
Estréia hoje nos cinemas. Assista e depois me conte o que achou!


Comentários

  1. Olá
    Eu não conhecia esse filme, mas parece ser bem interessante, e que bom você ter tido a oportunidade de assisti-lo. Gostei do trailer e acho que iria gostar também. Conheço alguns dos atores e admiro muito suas atuações. Acho interessante pelo fato de você conseguir rever opiniões, mesmo porque é outro ângulo né. Adorei poder conferir seu post!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que ainda não assisti o filme, parece ser esclarecedor e também faz uma análise sobre o indivíduo, nos levando a questionar os princípios e ver o outro lado da moeda. Conheço alguns atores do elenco. Oliver Stone é fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stone é fera mesmo!
      Yvens, o filme é muito bom. Veja e depois me conta
      Bjs

      Excluir
  3. Acompanhei na tv na época o assunto quando estourou na mídia. Com certeza, esse mundo virtual é cercado de armadilhas e segredos. Não sabia do lançamento do filme, embora acreditasse que era questão de tempo para colocar nas telonas, afinal é um enredo incrível. O filme deve ser bastante esclarecedor pelo jeito, adorei sua dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro
      Eu nao tinha acompanhado direito nao...mas adorei o filme!
      Bjs

      Excluir
  4. Olá. Não conhecia o filme, mas amo esse ator e amei a premissa. Gostei que você saiu impactada e com uma noção completamente diferente daquilo que você a princípio tinha. Vou querer ver também. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cláudia,

    Eu ainda não vi este filme mas quero muito vê-lo, pois para mim o Snowden é um dos heróis modernos. Eu já pensava assim antes mesmo de ver o documentário Citzenfour, que registra aquela entrevista feita com ele em Hong Kong. Acho impossível que alguém "de fora" - digamos assim - o veja como traidor, porque não bastasse a ação corajosa e desafiadora que ele levou a cabo, agora ele está realmente caído em desgraça.

    Beijoca e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, ótimo o seu comentário!
      Fiquei impressionada com sua coragem
      Bjs

      Excluir
  6. Oiii!!!
    Eu ainda não vi o filme, mas li o livro sobre os documentos que ele vazou da CIA/NSA.
    Realmente, é assustador o que os americanos estavam fazendo. Ele foi corajoso demais, e sabia que fazendo aquilo nunca mais teria sua vida de volta, além de ter colocado a vida dele e da familia dele em risco. Vou procurar esse filme para assistir, eu ainda não tive a oportunidade de ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris
      Assista sim, vc vai gostar, ainda mais pq acompanhou antes do filme
      Bjs

      Excluir
  7. Eu não conhecia o filme mas esse tipo de abordagem e temática, sempre me deixa curiosa. Acho que o filme tem uma boa trama e que eu gostaria bastante de assistir. Eu já tinha visto algo sobre isso por alto e ele foi muito corajoso mesmo, uma atitude bem ousada até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim Beatriz, vai aprofundar sua visão deste assunto
      Bjs

      Excluir
  8. Já ouvi falar nesse filme e, claro, no próprio Snowden, mas não sei detalhadamente, então acho que assistir esse filme seria bem informativo.
    E com esse elenco maravilhoso, imagino que tenha sido uma ótima experiência e um bom entretenimento.
    Vou tentar assistir em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, foi uma ótima experiência sim!
      Vá assistir e depois me conta
      Bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia o filme, mas achei muito interessante o personagem ter sido motivado a fazer isso. Ele parece ser corajoso e bastante focado no que quer.
    Achei muito legal você ter se sentido reflexiva após assistir ao filme.
    Vou anotar a dica, pois acho que vale a experiência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida, confesso que nunca assisti esse filme e fiquei bastante curiosa referente ao tema abordado, gosto de todo esse suspense e seria uma ótima pedida para hoje a noite!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este filme e deixaste-me algo curioso.. Mas fiquei com curiosidade em saber um pouquinho mais...

    Mas ainda bem que consegue pôr-nos próximos do personagem e ainda fazer-nos pensar! :) Refletir também e importante, seja em que filme for, na minha opinião! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a reflexao já vale o filme!
      Também fiquei muito curiosa e recomendo
      Abraços

      Excluir
  12. Olá, ainda não sabia que o filme já havia sido lançado. Na época em que o caso veio a tona, eu acompanhei pela tv e sites de notícias, certamente verei o filme quando puder.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o filme, obrigada pela dica. Não costumo assistir muito filmes do gênero mas saber mais sobre o que há por trás da CIA e a personalidade do Edward parece ser muito legal.
    Ótimo post, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem? Adorei teu post! É a primeira vez que leio sobre esse filme, que a meu ver não está sendo muito divulgado, infelizmente, pois tem uma premissa ótima. Eu não sei quase nada sobre Snowden e acho que irei adorar o filme. Ansiosa para assistir! Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, vc está como eu estava
      Fiquei muito surpresa com o filme
      Va ver sim!
      Bjs

      Excluir
  15. De fato parece ser bem interessante o filme, anotei como dica para assistir, gosto muito de filmes assim, além de ser um bom divertimento assistir, ainda podemos tirar algo dele.

    Beijos
    Viviana

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Nunca achei que ele fosse traidor, mas sim muito corajoso em expor tanta barbaridade e abuso que o governo do EUA faz em baixo dos panos. To bem curiosa para assistir esse filme, que bom que te deu uma reflexão e te fez enxergar o Snowden de forma diferente. =)

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiii, tudo bem?
    Não costumo assistir muitos filmes desse gênero. Mas se tiver a oportunidade dou uma chance, com certeza.
    Amei o post.
    Bjs Leituras da Mary ♥

    ResponderExcluir
  18. Não vi o filme, e na verdade não tenho uma opinião formada sobre o rapaz. Mas gostei de saber que saímos da sessão com uma outra visão sobre o caso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Acompanhei esse caso quando foi para a mídia, e desde então procurei me informar mais sobre o caso Snowden, sempre o vi com bons olhos, e fiquei até com receio da própria mídia minimizar o que ele fez e causou. Pretendo ver esse filme é conhecer detalhes a mais que ainda não tenha visto. Sua atitude e o que expôs nos faz analisar realmente que não há nenhuma "liberdade" em nossas atitudes virtuais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu não assisti ainda esse filme, mas já ouvi falarem bem dele. Essa realmente é uma história bem confusa, não sei em qual lado acreditar. Mas achei bem interessante a premissa desse filme. é interessante ter uma noção do lado do rapaz - e acho um ponto bem importante eles mostrarem esse controle que os EUA tem sobre o mundo.
    Fiquei agora mais interessada em assistir.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
  21. Olá moça, como vai?
    Bom, pra começar, gostei de como admite que não sabia quem o Snowden era antes do filme, torna sua resenha mais sincera.
    Você descreve bem as premiações do filme, menciona o diretor, os atores e fala sobre os temas tratados no filme.
    Uma informação bacana que eu teria colocado se fosse você é se o filme tem disponibilidade no Netflix.
    Dica anotada com sucesso, beijos! ⚛

    ResponderExcluir
  22. Olá, nunca tinha ouvido falar desse filme, confesso que ele não faz muito meu gênero mas eu certamente assistiria apenas por ter dois autores que eu aprecio muito e sempe gosto de conferir os filmes que eles fazem, lembro muito bem dessa polêmica quando aconteceu e não seria nada mal entender um pouco mais sobre ela

    ResponderExcluir
  23. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto esse filme por aí, mas não tinha assistido ao trailer e nem nada parecido. Só sabia que a Woodley atuava e estava curiosa para ver. Mas com o Joseph a coisa já muda tudo - eu gosto desse ator ahahaha. A proposta do filme é muito boa e tenho interesse em ver. É realmente conflituoso e impactante conhecer como os EUA tem controle sobre um monte de coisa no mundo. Às vezes dá raiva e curiosidade para saber o porque. Enfim, quero conferir.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  24. Já quero só por causa da Shay <3 hahah, brincadeiras a parte, adorei o filme, apesar de não ser meu estilo usual, parece uma história impactante e que nos surpreende, adoro filmes assim então já quero assistir e tirar minhas próprias conclusões! Adorei sua postagem1!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Confesso que nunca tinha ouvido falar desse filme embora ele tenha uma premissa bem interessante e realmente tem muitas coisas que acontece nos bastidores da internet que realmente não sabemos.
    Já anotei a dica é pretendo assistir em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Confesso que eu não tenho o hábito de ver filmes e que nunca tinha visto esse, mas fiquei curiosa com ele. Imagino que deve ser interessante acompanhar a história desse hacker e muita outras coisas que ele nos mostra. Enfim, gostei bastante da dica e vou tentar ver algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Não sou muito de assistir filmes, mas esse me chamou muito a atenção porque também não tinha uma opinião formada sobre o Snowden e poder conhecer sua vida e sua trajetória. Muito legal a sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Tipo que sou tão ligada no que acontece no mundo que nunca ouvi falar nessa pessoa. Eu sei que é absurdo, mas faz anos que não vejo jornal nem acompanho notícias por outro meio, a não ser quando alguém quer conversar sobre alguma coisa... Hehe... Ao mesmo tempo que achei o tema muito interessante não sei se quero saber sobre o tamanho da invasão de privacidade. Só pelo Facebook me oferecer tudo sobre o que pesquiso dá pra sentir um pouco o drama. Mas se eu resolver assistir com certeza vou torcer pelo Snowden também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas