Clube da Leitura de Julho: Livro Essa Menina

Todo terceiro sábado do mês acontece nosso Clube da Leitura. Uma turma super animada discute livros escolhidos mensalmente. Os livros são sempre da Editora Companhia das Letras, nossa parceira neste projeto. Sou a mediadora deste grupo, o que me deixa muito feliz.

O livro escolhido para julho no nosso Clube da Leitura da Cia Ilimitada foi o Essa Menina. Foi uma sugestão minha, aceita pelo grupo. Quando comecei a leitura, imaginei que o pessoal do grupo poderia gostar também e acertei.

Essa Menina é um livro sobre memórias, um livro afetivo. Nela a autora Tina Correira traz referências de sua infância, de costumes e crenças antigas. Estas referências trouxeram um colorido especial à nossa discussão. Tina soube dosar momentos engraçados, ternos, tristes, cômicos neste belo livro.  Foi muito gostoso o nosso bate- papo, com cada uma fazendo links com suas vivências pessoais e familiares. 
Logo depois da nossa discussão sempre temos um chá com bolo, é um momento muito gostoso, de confraternização, um bate-papo descontraído e muito animado.
Todo mês levo uma lembrancinha para cada participante, um pequeno mimo. Este mês levei um marcador do blog e um lápis.

Sinopse do livro: Romance de estreia de Tina Correia, Essa Menina traduz a cultura popular nordestina numa narrativa comovente 

Durante muito tempo, ninguém soube o verdadeiro nome de Esperança. Para todos, ela era Essa Menina. Decidida a reunir num livro as memórias de sua infância, ela desperta a criança curiosa que vivia a escutar a conversa dos adultos. Ao descrever as festas, as comidas e as brincadeiras no quintal, revela ao leitor, ainda que sob a perspectiva infantil, os anseios, fragilidades e sonhos dos que estavam à sua volta.  Os grandes eventos políticos dos anos 1930 a 1960 são o pano de fundo dessas dramáticas e emocionantes histórias. Ora testemunha, ora protagonista, é a menina de olhos grandes e curiosos quem nos conduz por essa narrativa quase mítica, ambientada no interior do Nordeste.


Para agosto escolhemos o livro Órfãos do Eldorado, de Miltom Hatoun. Vamos viajar pelo Amazonas coma  escrita envolvente e detalhada de Miltom. Estou ansiosa para a leitura!

Você leu este livro? Já tinha lido sobre Essa Menina? Me conta.


Comentários

Postagens mais visitadas