Malala, a Menina que Queria Ir Para a Escola

Semana retrasada fui no lançamento do livro Malala, na Livraria da Vila. Fui animada, pois ia encontrar amigos queridos do grupo do Livro Viajante no café da livraria. A idéia era comprar o livro, pegar o autógrafo, tirar foto com a Adriana e assistir a contação de estórias da Kiara Terra.
Consegui fazer quase tudo, quase, porque a fila estava gi-gan-tes-ca!! Um sucesso que surpreendeu até a Adriana, conforme ela me contou depois. Tanta gente que, embora tenha ficado quase uma hora na fila, tive que desistir e voltei sem a foto e sem o autógrafo...mas tudo bem. Espero encontrar a Adriana em outros eventos. O que importa é que foi um sucesso e isso me deixa muito feliz!!
A Adriana é uma profissional muito fofa. Foi super atenciosa comigo. Fiquei impressionada com seu currículo e sua trajetória!
O livro é muito fofo! Fiquei encantada também com as ilustrações da Bruna Brasil! Lindas, coloridas e vibrantes. Ela mistura fotos com ilustrações, achei bárbaras!
O livro é a primeira foto-reportagem infanto-juvenil sobre o tema. As ilustrações diluem um pouco o impacto do tema, tornando a leitura mais gostosa e fácil. 
Fica evidente o cuidado das autoras, num texto muito bem escrito, com uma linguagem clara e fácil. Diagramação linda! Livro impecável.

No final tem um álbum de fotos da Adriana, durante a sua viagem para escrever o livro. A autora "conversa" com o leitor, contando sobre o projeto, sobre as dificuldades para escrever o livro, os medos e perigos vivenciados durante esta vivência.
Sinopse: Malala - No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa. Skoob
Sobre a autora:
Adriana Carranca é repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo. Cobriu extensamente a guerra no Afeganistão e acontecimentos importantes no Paquistão, Irã, Egito, Israel, territórios palestinos, Haiti, México, Estados Unidos e Grã-Bretanha, Uganda, Congo, Sudão do Sul, entre outros países. 
Passou uma temporada como correspondente em Nova York, em 2006, como bolsista do Dag Hammarskjöld Scholarship, da Associação de Correspondentes da ONU, com sede na cidade americana.
É Jornalista Amiga da Criança, título dado pela Agência Nacional de Direitos da Infância a jornalistas que contribuam para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Participou da fundação e da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Em 2012, foi pesquisadora-bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford. Formada em jornalismo, tem mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE), de Londres. É coautora de "O Irã sob o chador", publicado em 2010 pela Editora Globo e finalista do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem, e autora de "O Afeganistão depois do Talibã", lançado em outubro pela Editora Civilização Brasileira/Record.
Foi vencedora do prêmio Líbero Badaró de jornalismo em 2013 (grande prêmio) e 2014 (internacional), e finalista do prêmio Esso de jornalismo de 2014. 


Comentários

  1. Olá Clau,
    Adorei a dica, e vou comprar o livro. Estamos com muitas dificuldades pra fazer o enteado ir a escola, e acho que esse tipo de relato irá nos ajudar.
    Tenha um maravilhoso final de semana.
    Beijos
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leiam sim, Jack! O livro é ótimo, aliás ler sempre ajuda, né?!
    Boa sorte com o garotão!
    Bjks mil e um otimo final de semana tbe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas