Sebastião Salgado - Biografia




Este mês precisei ler uma biografia para o Desafio Literário Skoob 2014. Na páscoa, tinha visto este livro na casa da minha querida tia Nidia e lembrei dele. Ela carinhosamente me emprestou e li. 

Sempre fui muito fã do trabalho do Sebastião. Acho suas fotografias simplesmente sensacionais! Elas me encantam porque transmitem força, delicadeza, poder, paixão, dor...enfim, sentimentos variado, ao mesmo tempo.

Li ansiosa este livro e não vou dizer que fiquei decepcionada, mas digo que esperava mais, bem mais. A biografia é na verdade um guia do trabalho do artista. Nele, Sebastião conta sobre seus projetos e sua trajetória profissional. Fala pouco sobre a família. Um pouco mais sobre sua esposa e sócia, parceria de uma vida toda. Comenta sobre os filhos, dá uma leve pincelada sobre ter um filho com Síndrome de Down, mas não colocou uma foto dos filhos no livro, apenas da esposa. Conta ainda sobre a militância política, de seu engajamento com movimentos sociais.

O que eu achei mais interessante foi sobre a preparação dos projetos, sobre sua carreira, aliás eu entendi que era exatamente esta a proposta do livro. O livro é bem escrito, sem erros de gramática. Ótima diagramação e com fotos das fotografias do artista.


Sinopse - Da minha terra à Terra - Pela primeira vez, o maior fotojornalista do mundo conta sua história

As fotos de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Suas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor. Em 2013, depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado Projeto Gênesis, que deu origem ao livro de mesmo nome. Em uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza, o fotógrafo pôde declarar seu amor à Terra, em sua grandeza e fragilidade. Mas apesar das imagens de Sebastião Salgado já terem dado a volta ao mundo, sua história pessoal, as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico permaneciam ignoradas. Em 'Da minha terra à Terra', é seu talento como narrador que surpreende. A autenticidade de um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade. SKOOB
Nota: 3/5

Este livro cumpre o desafio do mês de maio do Desafio Literário Skoob 2014, que é ler uma biografia.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas