Terra Sonâmbula: Desafio Realmente Desafiante 2013


"Terra Sonâmbula" – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.
Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula."


Terra Sonâmbula é um belo romance do Mia Couto. Conheci seu trabalho através de uma indicação de uma amiga e achei bárbara a forma como ele escreve.

Alternando os capítulos entre as narrações dos cadernos de Kindzú e as aventuras de Tuahir e Muidinga, através de sua narrativa especial, nos leva a um cenário de sonhos e mágica. No final levei um susto e refleti: como não pensei nisso antes?!

O livro embora seja fino não é das leituras mais fáceis e rápidas. Muitas palavras que estão no glossário no final do livro são bem diferentes das que conhecemos, mas isto não torna o livro enfadonho ou chato, muito pelo contrário. Um livro muito bem escrito e que te faz ter vontade de ler a obra toda deste autor tão especial.

Recomendo!

Este livro faz parte do Desafio Realmente Desafiante, Desafio nº 18, ler um livro com a capa com letras amarelas




Comentários

  1. Ouço falar muito do Mia Couto. E realismo mágico muito me interessa. Cogitei ler um de seus livros no ano passado, para o mês dos escritores africanos do Desafio Literário, mas não consegui o livro a tempo. Como o preço das obras africanas não ajuda muito, acabei lendo outros títulos, que consegui em trocas. Aliás, você já leu algo do Ondjaki? Recomendo muitíssimo!
    bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário