Surto de Catapora

Queridas , quero agradecer a preocupação de vcs. O Gabe está bem melhor, Graças a Deus! A catapora foi bem leve e já começa a secar. Ele está se comportando super bem, um mocinho mesmo (não tô nem acreditando..rs, brincadeirinha...).Nosso final de semana foi repleto de desenhos, livros, futebol, pipoca e brigadeirão. Continuamos de molho. Por enquanto a Lelê não pegou, vamos ver...agora mesmo ele está jogando videogame com seu amigão Gabriel, vizinho que já teve catapora e veio fazer uma visitinha, vcs não tem idéia de como ele ficou feliz!

Abaixo uma matéria que saiu no site do Terra, mas que é da  Revista Pais e Filhos  bem interessante, fala inclusive de quem tomou a vacina e mesmo assim pega catapora.

 

Primavera de catapora

Os estados de São Paulo e Minas Gerais registram surtos da varicela, e a situação no Distrito Federal já preocupa. Saiba como se prevenir

Por Raquel Beer, filha de Marcia e André
Com a chegada da primavera, o aumento da temperatura e a diminuição da umidade do ar, o cenário fica perfeito para comprometer a imunidade do corpo e proliferar o vírus varicela. O resultado já é visível nos estados de São Paulo e Minas Gerais, que registram surtos de catapora.

A situação mais grave está entre os paulistas: já são 13 mil infectados e 1.572 surtos registrados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O aumento é de mais de 16% em relação ao ano passado. Em algumas cidades a taxa é mais preocupante, como em São José do Rio Preto, onde houve um aumento de 192% de casos em relação a 2009. Outras cidades em que a incidência de catapora está alta são o Guarujá, Campinas e Riberão Preto.

Em Minas Gerais, 10 mil pessoas já foram infectadas e 14 crianças morreram devido à doença. Este número é quase duas vezes maior que o registrado no ano passado.

O Distrito Federal também não escapou das pintinhas vermelhas: já foram computados 3,5 mil casos, um aumento de 45% se comparado a 2009.

A vacina contra a catapora não está disponível na Rede Pública de Saúde, e nas clínicas particulares custa aproximadamente R$ 140. Mesmo com o preço elevado, a vacina está em falta em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

>>Saiba mais sobre outras doenças de primavera

Como se prevenir

A catapora é causada pelo vírus da varicela e, segundo o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, é transmitida diretamente de uma pessoa que já está com a doença para uma sadia, através do contato direto com as feridas ou por vias respiratórias.

Segundo o especialista, o primeiro sintoma a aparecer é a febre, seguida pelas manchas. “Aparecem as bolinhas vermelhas, que depois ficam com água dentro, e por último ganham uma crosta; são 3 tipos de lesão na pele”, explica.

No entanto, os sintomas têm uma intensidade diferente para cada pessoa. “Em algumas pessoas a catapora aparece como duas bolinhas, e elas nem percebem a doença”, afirma.

A vacina deve ser tomada pelo menos duas vezes, e então estará quase 100% imune. No entanto, Dr. Jorge alerta que a imunização não foi feita para evitar a catapora, mas para não deixar que ela se torne um quadro mais grave, como acontece quando ela acompanha uma meningite ou uma pneumonia, por exemplo. 

O período de encubação da catapora dura 15 dias. Ou seja, a doença pode estar lá e não se manifestar, o que aumenta o risco de contágio. “Se de três irmãos, um pega, é bom a mãe saber que vai encarar 45 dias de doença”, brinca Dr. Jorge.

Uma vez que seu filho está com a doença, preocupe-se em cuidar dos sintomas. É importante limpar a pele, tomar o antialérgico indicado pelo pediatra e também controlar a febre com medicamentos. Para evitar infecções, também é recomendado não coçar.

Por isso, fique de olho para ver se seu filho está deixando as mãos longe das bolinhas!
   
Consultoria
Dr. Jorge Huberman, Pediatra e Neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena.

Comentários

  1. Deixei um comentário na outra postagem !
    Obrigada pela visita Clauo, já tô seguindo (:

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha!!!
    Que bom que o Gabe está melhorando... fiquei preocupada com o artigo que vc mencionou no post, guria! Deus me livre o Lucas pegar catapora!!!!

    E o pior é que hoje ele está com febre, surgiu assim, do nada, e eu lendo o post já fiquei encucada!!!

    Espero que não seja nada!
    Enqto isso, melhoras (mais melhoras neh!) pro Gabe e muita sorte pra Lê!

    Beijocas, querida!
    Tenha uma ótima semana :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau,
    Que bom que o Gabe está melhor!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia, que bom que ele já está bem melhor. Aqui nunca teve estes surtos de catapora, que ótimo, pois o Felipe nunca teve!!! Vou providenciar as vacinas, nunca se sabe, né!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas